segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

RIO GRANDE - HORTA DO PROJETO “DO CANTEIRO AO PRATO” DO CCMAR/FURG DOA PRODUÇÃO PARA HOSPITAIS

A horta do projeto “Do canteiro ao prato” do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar/Furg) abastece uma rede de beneficiados. 

Além das 400 refeições diárias servidas no refeitório do CCMar, os produtos chegam à Santa Casa do Rio Grande e ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa é uma parceria entre Sagres, Yara Brasil e CCMar/FURG.

O HU-FURG recebe as doações da horta desde o final de novembro. Já foram colhidos cerca de 200 pés de alface lisa, 300 pés de alface crespa, 100 pés de alface repolhuda, 250 pés de alface roxa, 300 molhos de couve manteiga, 100 molhos de rúcula, 30 molhos de salsa e 50 de espinafre. 

A nutricionista Fabiane Galhardo, responsável pelo setor, informa que as hortaliças são utilizadas no preparo das refeições de pacientes internados e no refeitório servindo  acompanhantes e residentes.

De acordo com o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Sagres, Ernesto Martinez o repasse dos alimentos se dá com relativa frequência, obedecendo disponibilidade e produção dos produtos. A solicitação é feita semanalmente, de acordo com a demanda do cardápio. 

“Quando produzimos refeições com  hortaliças orgânicas, estamos cuidando melhor  da saúde de nosso paciente, uma vez que esses alimentos são livres de agrotóxicos”, destaca a nutricionista.

SUSTENTABILIDADE – No projeto “Do canteiro ao prato” a educação agroambiental é semeada em jovens com idades entre 14 a 17. 

“O curso de formação sobre conceitos de agricultura urbana tem foco na relação entre alimentação saudável e harmônica com o meio ambiente e foco na agricultura como instrumento de transformação social”, explica o agrônomo Ernesto Martinez. 

A equipe é coordenada pelo professor Lauro Barcellos, com coordenação técnica de Ernesto Martinez, supervisão técnica de Lucas Macedo, além de dois funcionários de campo e seis alunos do CCMar. 

“A primeira turma, com seis alunos, se formou esta semana e em janeiro a segunda já começa, com planos de multiplicar cada vez mais as ideias do projeto”, destaca. A produção também não para e em breve estarão colhendo: brócolis, tomate gaúcho, tomate cereja, cenoura, pimentão, berinjela, melão, abóbora, melancia, mostarda, chuchu, feijão-vagem, manjericão, repolho verde e repolho roxo. A previsão para 2019 é a construção de estufas para produção de mudas e hortaliças, além de um minhocário. (SatolepPress | Foto: Divulgação)



0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

BAIXE O APLICATIVO GUIA COMERCIAL DE CAMAQUÃ E DA REGIÃO SUL

Baixe o aplicativo Guia Comercial de Camaquã, na loja do Google Play (clique neste link), e tenha as melhores empresas de Camaquã e da Região Sul, na palma da sua mão!

Não fique de fora! Cadastre hoje mesmo sua empresa no Guia Comercial de Camaquã e aumente suas receitas.

Consulte o valor do nosso plano anual. Envie um e-mail ou um whats pelo n° 51 9.9655.0036.

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.