terça-feira, 18 de dezembro de 2018

INFORMATIVO – DETRAN RS JÁ EMPLACOU 116 VEÍCULOS NO PADRÃO MERCOSUL

Por fora, portas fechadas. Mas a segunda-feira, dia 17 de dezembro de 2018, foi de intensa movimentação interna em diversos Centros de Registro de Veículos Automotores. 

Em CRVAs de Porto Alegre e do Vale do Sinos acontecia um trabalho-piloto, em que 116 carros e motos foram emplacados dentro do padrão Mercosul, sendo 35 novos emplacamentos, ou seja, de veículos novos. Tudo para que na terça-feira, 18, todos os 220 CRVAs do estado estivessem aptos para processar no novo padrão a média diária de 5,7 mil emplacamentos.

Os primeiros veículos emplacados confirmaram que o sistema que interliga CRVAs, Procergs, sistema do Denatran e Serpro está bem e funcionando sem tropeços. 

O piloto foi acompanhado pela área técnica do DetranRS, que trabalhou principalmente em processos de novo emplacamento, transferência de propriedade e transferência de UF. A primeira placa Mercosul instalada no RS pertence a um HB20 de Porto Alegre, que mudou de proprietário.

Como fazer

O procedimento para um emplacamento começa e termina no CRVA. Mediante a apresentação da guia referente às taxas paga, ali é fornecida a autorização para a confecção da placa, que o proprietário do veículo ou seu representante legal deve levar até uma das empresas estampadoras listadas no site do DetranRS. 

Uma vez com a placa em mãos, é hora de retornar ao CRVA para a colocação da placa no veículo. Neste momento, o sistema dará a largada para a expedição do documento do veículo (CRLV).

Algumas dúvidas

Sou obrigado a trocar de placa agora?

Neste momento, somente quem precisa fazer placas Mercosul são compradores de veículos novos, quem transferir seu veículo de município, quem comprar veículo usado, quem mudar seu veículo de categoria (de passeio para aluguel, por exemplo), e ainda outros casos que exigem substituição, como perda, furto ou avaria. A troca da placa não é necessária para os demais veículos, que não tem data-limite para adotar o novo modelo.

Quanto vão custar as novas placas?

Tal como hoje, o preço das placas será definido pelo mercado e livre concorrência entre as estampadoras e entre os fabricantes de chapa básica.

Como vou saber quais são as estampadoras credenciadas pelo Denatran e cadastradas pelo DetranRS?

A lista das estampadoras aptas a trabalhar no Rio Grande do Sul pode ser conferida em www.detran.rs.gov.br > Veículos > Placas padrão Mercosul. (Texto: Eunice Gruman/DetranRS - Edição: André Malinoski/Secom | Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

BAIXE O APLICATIVO GUIA COMERCIAL DE CAMAQUÃ E DA REGIÃO SUL

Baixe o aplicativo Guia Comercial de Camaquã, na loja do Google Play (clique neste link), e tenha as melhores empresas de Camaquã e da Região Sul, na palma da sua mão!

Não fique de fora! Cadastre hoje mesmo sua empresa no Guia Comercial de Camaquã e aumente suas receitas.

Consulte o valor do nosso plano anual. Envie um e-mail ou um whats pelo n° 51 9.9655.0036.

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.