quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

CAMAQUÃ - CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE, NESTA QUINTA, DIA 6 DE DEZEMBRO, PARA HOMENAGEAR ESCOLA BENTO FRANCISCO DIAS

A Câmara Municipal realiza Sessão Solene, na quinta-feira, dia 6 de dezembro, em homenagem ao aniversário de 65 anos de fundação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bento Francisco Dias. 

A atividade será realizada no Cine Teatro Coliseu – Rua Duque de Caxias, nº 190 – a partir das 19h30min.

A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Marco Longaray (PT) no dia 04 de abril deste ano. Qualquer pessoa interessada poderá participar da solenidade.

História do Bento

A Vila Jardim iniciou seu núcleo ao redor do Engenho São Marcos, em 1953, e com ela surgiu a necessidade de uma escola para atender os filhos dos operários. Por intercessão do senhor Nestor de Moura Jardim junto à Prefeitura Municipal, a escola começou a funcionar em uma casa modesta, alugada junto ao engenho, sob o nome de Escola Municipal Tiradentes, com uma matrícula de 23 alunos, sob os cuidados da professora Luciana Souza e o primeiro aluno matriculado foi o senhor Paulo Kolbach.

Em 1954 o espaço se tornou pequeno para abrigar os alunos que cresciam em número. Mudou-se então para o interior da Vila, em outra casa, também alugada, e em 04 de abril de 1955 assumiu a professora Avany S. dos Santos, ficando como diretora a professora Luciana Souza.

Em 1956, no dia 05 de março, assumiu a professora Sofia Schuch Dias e no dia 15 a professora Vanda Tavares. Até 1956, a Escola Municipal Tiradentes contava com uma matrícula de 103 alunos.

Recebe então a promessa de um espaço só para a escola do camaquense Sr. Alcides Francisco Dias. Em 1957, no dia 12 de dezembro, em ato patriótico e de relevante utilidade pública, o Sr. Alcides Francisco Dias, durante o governo do Sr. Sílvio Luiz Pereira da Silva, compareceram ao Cartório local, para fazerem a doação de um terreno que herdaram por ocasião do falecimento do Sr. Bento Francisco Dias.

O terreno medindo 15 m de frente por 60 m de fundos, ou seja, 600 m2, avaliado em Cr$ 50.000,00 (cinquenta mil cruzeiros) moeda corrente da época. Situado no 6º subdistrito deste município na Vila denominada Vila Jardim, para que nesta localização fosse construído o prédio da Escola.

No dia 31 de março de 1958, o Prefeito Sílvio Luiz Pereira da Silva, assina o Decreto que denomina o Grupo Escolar Municipal Bento Francisco Dias. E assim funcionou a escola desde 1958 até 1962, quando no governo do Prefeito Alcides Francisco Dias deu início à construção de um prédio em alvenaria, bem amplo, arejado e confortável.

Em 1985, por solicitação da direção da escola, foi reativada a 5ª série, sendo designada Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Bento Francisco Dias, de acordo com a Resolução nº 111/74 do CEE, através da Portaria nº 13.506, de 24 de outubro de 1985. Em janeiro de 1989 houve a primeira eleição para diretor da escola, sendo eleita a professora Zeny Menezes Fagundes. Em dezembro do mesmo ano aconteceu a conclusão de Ensino de 1º Grau da primeira turma na Escola Bento Dias.

Em março de 1989 por vontade do senhor Prefeito José Cândido de Godoy Netto e da Secretária de Educação senhora Wani Woloski é realizada a ampliação de jornada, oportunizando o ensino de 1º Grau à noite para as pessoas da comunidade. Em 1990 foi oferecido o Curso Supletivo à comunidade.

Em 2018 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Francisco Dias, importante instituição de ensino para nossa comunidade, comemora 65 anos. (Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza – Mtb-16935 – Fotos: Ascom SME)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.