terça-feira, 13 de novembro de 2018

RS - PROGRAMA SEGUNDA ÁGUA AVANÇA COM 716 MICROAÇUDES NA ZONA SUL E VALE DO RIO PARDO

Uma nova fase na execução do Programa Segunda Água vai permitir a construção de 716 microaçudes na Zona Sul e no Vale do Rio Pardo. 

As ordens de serviço para o início das obras foram entregues às empresas contratadas na semana passada, em Pelotas. A partir da segunda-feira, dia 12 de novembro de 2018, as empresas colocarão as máquinas a campo para executar os trabalhos.

O programa garante acesso à água para produção no meio rural às famílias em situação de vulnerabilidade social. É fruto de um convênio firmado entre a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Dos 716 microaçudes, 515 serão construídos na Zona Sul, nos municípios de Amaral Ferrador, Canguçu, Cerrito, Herval, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Santana da Boa Vista, São José do Norte e São Lourenço do Sul. Já na região do Vale do Rio Pardo, serão 201 obras em Encruzilhada do Sul, Boqueirão do Leão, Candelária, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires, Ibarama, Passa Sete, Segredo e Tunas.

"Este final de 2018 e o ano de 2019 serão de trabalho intenso nesses municípios", afirma o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. Conforme o agrônomo responsável pela execução do convênio, Jonas Wesz, já foram acertados os detalhes para implementar os serviços entre Estado, empresa contratada e Emater. "Teremos um ganho em agilidade e qualidade dos microaçudes construídos e já em 2019 estaremos alcançando a melhoria na parte produtiva e na qualidade de vida das famílias beneficiadas", destacou.

Segurança alimentar e hídrica

O Segunda Água promove segurança alimentar e hídrica com a construção de microaçudes, cisternas e instalação de sistemas simplificados de irrigação. No Rio Grande do Sul, serão beneficiadas 2,7 mil famílias com investimentos de R$ 26,2 milhões. Os recursos são utilizados na elaboração dos projetos, construção dos microaçudes, cisternas, aquisição e instalação dos kits de irrigação, assistência técnica e capacitação das famílias.

Nas regiões Centro Sul, Alto da Serra do Botucaraí, Noroeste Colonial, Celeiro, Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea e Norte, as atividades em fase avançada, com 904 microaçudes concluídos e mais de 500 sistemas de irrigação instalados. Essas famílias são acompanhadas e recebem assistência técnica e capacitação. (Texto: Nathalie Sulzbach/SDR - Edição: Gonçalo Valduga/Secom | Foto: Divulgação/SDR)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.