terça-feira, 13 de novembro de 2018

RIO GRANDE - LICENÇA AMBIENTAL DA FEPAM REGULARIZA PENITENCIÁRIA ESTADUAL

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu Licença de Operação de Regularização para a Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg), localizada no km 24 da BR-392, na Vila da Quinta, em Rio Grande. 

Esta é a primeira licença emitida no âmbito da força-tarefa criada em maio deste ano para proceder a regularização ambiental dos estabelecimentos prisionais no Rio Grande do Sul.

Para enfrentar um dos principais problemas das penitenciárias gaúchas, que é a falta de tratamento de esgoto adequado, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) precisou aprovar a transferência da competência para realizar o licenciamento ambiental dos estabelecimentos prisionais, que antes era responsabilidade dos municípios, para a Fepam.

O engenheiro ambiental da Divisão de Infraestrutura e Saneamento Ambiental da Fepam, Walter de Souza explicou que a equipe técnica da força-tarefa realizou vistoria na penitenciária no mês de junho. 

Em seguida, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) iniciou processo licitatório para reativar a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do presídio.

Para a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora presidente da Fepam, Ana Pellini, a licença é o primeiro passo para a progressiva melhoria ambiental dos estabelecimentos prisionais.

“O objetivo é garantir que a Perg seja interligada ao sistema de esgoto do município de Rio Grande, quando então serão cessados os impactos ambientais dos efluentes no seu entorno”, explicou Ana Pellini.

Integram a força-tarefa técnicos da Secretaria da Segurança Pública (SSP), da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), da Sema, da Fepam e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). (Texto: Catarina Gomes/Sema | Edição: André Malinoski/Secom)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.