sexta-feira, 16 de novembro de 2018

PELOTAS - PROMOTORIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO REALIZA SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO


Na última quinta-feira, dia 8 de novembro de 2018, foi realizada mais uma edição do Seminário de Planejamento Participativo no auditório da Promotoria de Justiça de Pelotas. 

O evento foi coordenado pelo promotor Regional da Educação, Paulo Roberto Charqueiro, com o assessoramento técnico da assistente social Cíntia Pestano e auxílio da assessora Silvana Mendes Machado e dos estagiários Bruno Kopereck, Fabiano de Almeida e Jéssica Mota.

Na parte da manhã, os presentes acompanharam a apresentação do juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, sobre a implantação das técnicas de Justiça Restaurativa, como uma das ferramentas que podem melhorar os relacionamentos na comunidade escolar. 

Discorreu, ainda, sobre a implantação do método no município e comentou sobre a parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal, permitindo a formação de facilitadores para atuação nas escolas da rede municipal e que recebem, desde o ano passado, os círculos de construção da paz. 

Em seguida, três facilitadoras voluntárias da CEJUSC promoveram um relato sobre a participação de cada uma na mediação de conflitos e da atuação dos círculos de cultura de paz, promovidos nas escolas de Pelotas.

Na parte da tarde, houve apresentação e análise de dados, enviados pelos Municípios e Coordenadorias Regionais de Educação, sobre temas concernentes a vagas na Educação Infantil, especialmente etapa creche; transporte escolar (percentuais de cobertura e eventuais déficits); concursos públicos (déficits de profissionais na área da educação); reestruturação dos planos de carreira e pagamento do piso nacional; educação inclusiva (designação formal de profissional responsável e regulamentação pelo CME); criação dos fóruns municipais de acompanhamento dos Planos Municipais de Educação; e realinhamento da base curricular.

Estiveram presentes secretários municipais de Educação, conselheiros municipais de educação, conselheiros tutelares e representantes das Coordenadorias Regionais de Educação dos municípios que integram a área de atuação da Promotoria Regional da Educação de Pelotas. (Ascom Ministério Público)



0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.