sexta-feira, 16 de novembro de 2018

PELOTAS - MUNICÍPIO RECEBE TÍTULO DE PROJETO INOVADOR POR INOVAÇÕES NA SAÚDE

Pelotas receberá o título de Projeto Inovador por caso de sucesso na área de saúde, durante o 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Campo Bom, na próxima semana. 

A cidade, com população de 341.648 (IBGE 2018), foi uma das escolhidas para receber o título de Projeto Inovador por trazer iniciativas tecnológicas na gestão pública. 

O modelo do município, que conta com toda a rede de saúde informatizada e iniciando a aplicação da telemedicina, também será apresentado aos prefeitos, gestores e vereadores que participam do encontro, nos dias 22 e 23 de novembro, no Teatro do CEI.

A secretária de Saúde de Pelotas, Ana Lúcia Pires Afonso Costa, conta que em 2013 o município passou a informatizar a rede básica municipal. Equipamentos foram adquiridos e implantados em quase 30 das 50 unidades de saúde. 

Logo após o município foi escolhido pelo Ministério da Saúde para a implantação do projeto piloto do e-Sus, sistema digital de prontuário eletrônico.

Com o auxílio de tablets e outros equipamentos, o profissional consegue, por exemplo, realizar um eletrocardiograma e enviar ao cardiologista, sem que ele esteja presente na unidade. 

“Isso possibilita a leitura desse exame imediatamente”, afirma Ana. Também foi proporcionado pelo município o TeleOftalmo, projeto de telediagnóstico à distância para pacientes do SUS.

Ela destaca que diante da inserção dessas tecnologias no município foram necessárias a criação de tutoriais para os profissionais da saúde. De acordo com a secretária, o desenvolvimento de inovações tecnológicas na saúde se deu por uma tríade, com Equipamentos, Inserção e Educação no manuseio destes aparatos. “Vamos em uma evolução e pretendemos continuar evoluindo”, finaliza.

Congresso 

As inscrições para o 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://congressors.redecidadedigital.com.br. O evento, principal do gênero direcionado para Prefeituras, principalmente de pequenos e médios municípios, terá a participação de representantes dos Ministérios do Planejamento e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), trazendo as políticas públicas federais, além do Governo do Rio Grande do Sul, empresários, prefeitos e gestores, que compartilham modelos e ferramentas que contribuam com o processo de modernização dos municípios do Estado. 

“O objetivo é promover a troca de experiências e facilitar o acesso às novas tecnologias. Serão diversos temas abordados, reforçando ainda mais a importância da tecnologia para melhorar todos os setores da administração pública. O mais importante das cidades digitais e inteligentes é a melhoria na gestão dos recursos e na qualidade de vida das pessoas”, frisa o diretor da RCD, José Marinho.

O Congresso tem o patrocínio master da Inovadora Sistemas e Infisc Inteligência Artificial; ouro da 1Doc e Fleeter App; prata do Fala Cidadão, Nettcom Tecnologia, Inova Telecom, PlayTable e TAW, além do apoio institucional da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e das Associações de Municípios AMAU, AMESNE, AMVRS, AMZOP, AMUCELEIRO e AMUCSER. (Rede Cidade Digital)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.