quinta-feira, 29 de novembro de 2018

INFORMATIVO - 2° DEZEMBRO VERMELHO SERÁ REALIZADO EM TODO O BRASIL A PARTIR DO DIA PRIMEIRO

O mês de dezembro marcará o início de uma grande mobilização nacional, a ser realizada todos os meses de dezembro, sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras IST. Batizado de Dezembro Vermelho, e realizado pela segunda vez no país, a ação tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.

O Brasil tem hoje uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda, com mais da metade, 64% das pessoas vivendo com HIV recebendo tratamento, segundo os dados do Boletim Epidemiológico 2016 do Ministério da Saúde. Em 2016, a média global para este segundo pilar das metas de tratamento foi de 53%.

Quando foi criado o Dezembro Vermelho?

A Lei Federal nº 13.504, que instituiu a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho, foi publicada no Diário Oficial em novembro  de 2017 e tem programado um conjunto de atividades e mobilizações realizadas em parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais em todas as regiões do Brasil. 

A agenda de atividades prevê a iluminação de prédios públicos de vermelho, as já tradicionais nas campanhas de mobilização em âmbito nacional, estadual e municipal, palestras e atividades educativas e outros eventos relacionados ao tema além de veiculação de campanhas de conscientização em diversas mídias.

Segundo  Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil, “A aprovação do Dezembro Vermelho foi um passo importante para que as atividades sejam feitas no Brasil todo, por várias instituições e também para que se possa ir além de uma data única e fazer com que esse debate siga vivo na sociedade por mais tempo.”

Tratamento gratuito

O Brasil distribui gratuitamente os medicamentos a todas as pessoas vivendo com HIV que necessitam de tratamento.

Atividades em Camaquã

A Secretaria Municipal de Saúde de Camaquã realizará no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS, das 13h às 17h na Esquina Democrática - Praça Donário Lopes, uma ação em alusão ao Dezembro Vermelho. 

Na ocasião,  serão realizadas atividades como verificação de pressão, marcação de pré-câncer, solicitação de mamografias, realização de teste rápido para detecção do HIV, orientações educativas e outras atividades. Informações podem ser obtidas telefone (51) 3692-2420. (Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza – Mtb-16935 – Foto: Júlio Souza)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.