sábado, 17 de novembro de 2018

CAMAQUÃ - PRIMEIRA REUNIÃO COM GRUPO DE ALUNOS QUE COMPÕE A CÂMARA MIRIM É REALIZADA PELO LEGISLATIVO

Na quarta-feira, dia 14 de novembro de 2018, foi realizada, no Plenário da Câmara Municipal, a primeira reunião de instrução com os vereadores mirins de 2018. 

A Mesa Diretora do Legislativo passou instruções aos alunos relativas aos trabalhos que são realizados na instituição durante o mandato.

Recepção pela Mesa Diretora

Na ocasião o presidente do Poder Legislativo, vereador Prof. Claiton Silva (PDT), promoveu a apresentação e a integração dos  alunos e professores com a Mesa Diretora. Claiton disse que o programa “é uma oportunidade que foi gerada e que não tem dúvidas que cada vereador Mirim irá representar bem a escola e a comunidade na qual está inserido”. Ele também explicou para os jovens o que é uma moção.

Logo após, foram passadas orientações referentes ao trabalho que cada vereador Mirim irá desenvolver durante  o mandato. 

O vereador e vice-presidente da Mesa, o vereador Marco Longaray (PT), desejou um bom trabalho para cada estudante e destacou o alto percentual de vereadoras no grupo. Ele também salientou que a integração e oportunidade para todos é muito importante. Marco declarou que “também é muito relevante o fato do grupo ter um dos membros que representa os deficientes visuais e, ainda, há  alunos que representam o interior do munícipio”. 

Por fim, o vereador disse que nas redações havia diversos temas relacionados com a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Sendo assim, espera que a experiência seja boa e que colabore para o desenvolvimento pessoal de cada um dos vereadores mirins. Marco Longaray explicou, também,  como é construído e proposto um Projeto de Lei Legislativo e enfatizou que é preciso ter nas mãos e conhecer, durante a realização dos trabalhos, o regimento interno da Câmara Municipal, a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal.

O vereador e 2º secretário da Mesa, Marcelinho (PSB) disse que o Programa Vereador Mirim  “é uma oportunidade muito relevante e que mostra a voz que tem sido dada, o espaço que tem sido dado aos jovens para se expressarem na atualidade”. Ele explicou o que é um pedido de providência. Destacou que “os documentos legais produzidos pelos vereadores estão à disposição na internet para acesso por qualquer pessoa interessada”. 

Opinião dos participantes

Karen Farias, supervisora da EMEF José Antônio Netto, disse que " que é muito importante a opinião dos jovens na sociedade democrática. Com a oportunidade do Programa Vereador Mirim é possível transmitir anseios da comunidades escolar e das famílias. Será possível externar problemas desses grupos por meio das ferramentas do processo legislativo. Além disso, o programa oportuniza que os alunos possam entender o papel do Poder Legislativo colabora para que eles rejeitem o senso comum sobre esse papel dos agentes públicos", diz. 

A vereadora mirim Amanda Cardoso Behling, do 9º ano da EMEF José Antônio Netto,declarou  que “estou feliz e surpresa por ter sido escolhida. Espero representar de maneira positiva e efetiva todos os colegas e membros da escola. Aprender é importante”, finalizou.

Novas reuniões de instrução com os vereadores mirins serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Na próxima reunião os vereadores apresentarão pedidos de providência referentes à comunidade escolar. No dia 06 de dezembro será realizada, no Teatro do Sesc, uma sessão plenária com os componentes da Câmara Mirim 2018.  Além dos vereadores mirins,  professores, diretores e supervisores das escolas dos alunos que integram a Câmara Mirim acompanharam os trabalhos. 

O que é o Programa?

O Programa Vereador Mirim foi criado neste ano em Camaquã pelo Poder Legislativo. A atividade busca promover a relação entre a Câmara Municipal e as escolas sediadas no Município e aguçar a participação cidadã dos estudantes. Os alunos regularmente matriculados  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental são os que participaram do concurso de redação que definiu os parlamentares mirins desse ano.

Um grupo de 15 estudantes, o mesmo número de parlamentares, compõe a Câmara Mirim e desenvolverá projetos. O mandato simbólico dos vereadores mirins será de um ano e terá, entre outras atividades, reuniões preparatórias e uma Sessão Solene prevista para o dia 06 de dezembro.

Acompanharam parte da reunião os vereadores Fabiano Medeiros (PDT), vereador Ilson Meireles (P) e o vereador Paulinho Bicicletas (PRB).

A atual Mesa Diretora do Poder Legislativo é composta pelo presidente, o vereador Prof. Claiton Silva (PDT), pelo vice-presidente, o vereador Marco Longaray (PT), pelo 1º secretário, Claudinho de Abreu (MDB), e pelo 2º secretário, Marcelinho (PSB).

Veja lista com os nomes dos vereadores mirins:

Amanda Cardoso Behling    -   9º ano   -  EMEF José Antônio Netto – Bairro Floresta   -    Prof.ª  Rosiele Ferreira

Ana Cristina de Oliveira Ribeiro   -   7º ano   -  EMEF Sepé Tiarajú        -     Bairro Santa Marta – Prof.ª Roberta Flores Pedroso

Emanuel Rodrigues Vasconcelos de Souza -    8º  ano  - EMEF Otto Lauffer – Vila Botafogo (4º Distrito) – Prof.ª Carmen Eliane Szortika Meirelles

Emilly Arena Soares -    7º  ano  -  EMEF Ana Tomázia Ribeiro – Bairro Carvalho Bastos – Prof.ª Claudia Ollerman

Ingrid Costa de Araújo - 9º ano - EMEF Sylvio Luiz - Vila Aurora - Prof.ª Aline Nordim Scherer

Jhennifer Miranda Duarte - 8º ano - EMEF Bento Francisco Dias - Bairro Jardim - Prof.ª Andréia Wirowski de Melo

Karoline Longaray Grizewski - 8º ano - EMEF Santo Antônio -  Capela Santo Antônio (11º Distrito) - Prof.ª Fernanda Melo da Rosa Oliveira

Kelvin Gonzalez Bender - 7º ano - EMEF Mahatma Gandhi - Bairro Oliveira - Prof.ª Rosy Irene de Mattos

Larissa Lacerda Silva - 8º ano - EMEF Mário Centeno Crespo -  Pacheca (6º Distrito) - Prof.ª Fernanda Köhler Radünz

Maitê Araújo de Lima - 9º ano - EEEM Ana César - Bairro Santa Marta - Prof.ª Maria Bernadete Vielitz

Michele Munchow Braatz - 8º ano - EMEF João Beckel - Querência (8º Distrito) - Prof.ª Ivanice Meyer

Miriam Ester Konflanz Wacholz - 7º ano - EMEF 15 de Novembro - Santa Auta (5º Distrito) - Prof.ª Marcia Karina Nickel Machado

Nicolas Garcia da Silva - 7º ano - EMEF Osvaldo Aranha - Bairro Viégas - Prof.ª Rosana Aguiar da Silva

Nira Juliana Bartz Peter - 8º ano - EMEF Rui Barbosa - Chácara Velha (7º Distrito) - Prof.ª Jéssica Medeiros

Paula Gabriela Wegner Santana - 9º ano - EMEF Boaventura Cardoso da Silva - Vila São Carlos - Prof.ª Stephanie Guasseli Vieira Lindmann (Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza – Mtb-16935 – Foto: Júlio Souza)




0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.