segunda-feira, 26 de novembro de 2018

CAMAQUÃ - ALUNOS QUE COMPÕE A CÂMARA MIRIM PARTICIPAM DA SEGUNDA REUNIÃO NO PODER LEGISLATIVO

Na quarta-feira, dia 21 de novembro de 2018, foi realizada, no Plenário da Câmara Municipal, a segunda reunião de instrução com os vereadores mirins de 2018. Eles receberam, nos últimos dias, orientações sobre técnicas para a construção de um texto legislativo. 

Na ocasião foram apresentados pedidos de providência criados pelos 15 membros da Câmara Mirim. Na próxima reunião, que será realizada no dia 28 de novembro, eles irão apresentar uma moção. Além disso, cada vereador mirim desenvolverá um Projeto de Lei Legislativo durante o mandato que se encerrará em 2019.

Os documentos produzidos pelos alunos serão encaminhados para o colégio de líderes da Câmara Municipal que formalizará o encaminhamento para o Poder Executivo.

Pedidos de providência

Entre as solicitações nos pedidos de providência apresentados nesta quarta-feira (21) estiveram temas como: combate ao descarte de lixo nas estradas que dão acesso ao interior, melhoria nas estradas e roçada nas vias, melhoria no transporte de pacientes para atendimento médico fora do Município, colocação de faixas de pedestres, quebra molas e placas na frente das escolas, manutenção dos turnos e das turmas das escolas, reforma e construção de quadras nas escolas municipais, linhas de ônibus que facilitem o acesso aos estabelecimentos de ensino e construção e manutenção de pontes no interior.

Atividades desenvolvidas 

O professor de Meio Ambiente, Rafael de Melo,  apresentou o trabalho "Conhecer o Município explorando trilhas urbanas" desenvolvido por ele e pelo professor Paulo Viana. Na atividade também foi realizado um jogo dramático com o objetivo de proporcionar a vivência para os estudantes das múltiplas possibilidades de se pensar a cidade.

Ainda resta uma reunião de instrução a ser realizada com os vereadores mirins que será no dia 28 de novembro. No dia 05 de dezembro, às 19h, será realizada, no Teatro do Sesc, uma sessão solene com os componentes da Câmara Mirim 2018.  

Além dos vereadores mirins,  professores das escolas dos alunos que integram a Câmara Mirim acompanharam os trabalhos e os vereadores: Marcelinho (PSB), Claiton Silva (PDT), Ronaldinho Renocar (P) e Nica Pushnerat (PDT). 

O que é o Programa?

O Programa Vereador Mirim foi criado neste ano em Camaquã pelo Poder Legislativo. A atividade busca promover a relação entre a Câmara Municipal e as escolas sediadas no Município e aguçar a participação cidadã dos estudantes. Os alunos regularmente matriculados  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental são os que participaram do concurso de redação que definiu os parlamentares mirins desse ano.

Um grupo de 15 estudantes, o mesmo número de parlamentares, compõe a Câmara Mirim e desenvolverá projetos. O mandato simbólico dos vereadores mirins será de um ano e terá, entre outras atividades, reuniões preparatórias e uma Sessão Solene prevista para o dia 6 de dezembro.

Veja lista com os nomes dos vereadores mirins:

Amanda Cardoso Behling    -   9º ano   -  EMEF José Antônio Netto – Bairro Floresta   -    Prof.ª  Rosiele Ferreira

Ana Cristina de Oliveira Ribeiro   -   7º ano   -  EMEF Sepé Tiarajú        -     Bairro Santa Marta – Prof.ª Roberta Flores Pedroso

Emanuel Rodrigues Vasconcelos de Souza -    8º  ano  - EMEF Otto Lauffer – Vila Botafogo (4º Distrito) – Prof.ª Carmen Eliane Szortika Meirelles

Emilly Arena Soares -    7º  ano  -  EMEF Ana Tomázia Ribeiro – Bairro Carvalho Bastos – Prof.ª Claudia Ollerman

Ingrid Costa de Araújo - 9º ano - EMEF Sylvio Luiz - Vila Aurora - Prof.ª Aline Nordim Scherer

Jhennifer Miranda Duarte - 8º ano - EMEF Bento Francisco Dias - Bairro Jardim - Prof.ª Andréia Wirowski de Melo

Karoline Longaray Grizewski - 8º ano - EMEF Santo Antônio -  Capela Santo Antônio (11º Distrito) - Prof.ª Fernanda Melo da Rosa Oliveira

Kelvin Gonzalez Bender - 7º ano - EMEF Mahatma Gandhi - Bairro Oliveira - Prof.ª Rosy Irene de Mattos

Larissa Lacerda Silva - 8º ano - EMEF Mário Centeno Crespo -  Pacheca (6º Distrito) - Prof.ª Fernanda Köhler Radünz

Maitê Araújo de Lima - 9º ano - EEEM Ana César - Bairro Santa Marta - Prof.ª Maria Bernadete Vielitz

Michele Munchow Braatz - 8º ano - EMEF João Beckel - Querência (8º Distrito) - Prof.ª Ivanice Meyer

Miriam Ester Konflanz Wacholz - 7º ano - EMEF 15 de Novembro - Santa Auta (5º Distrito) - Prof.ª Marcia Karina Nickel Machado

Nira Juliana Bartz Peter - 8º ano - EMEF Rui Barbosa - Chácara Velha (7º Distrito) - Prof.ª Jéssica Medeiros

Paula Gabriela Wegner Santana - 9º ano - EMEF Boaventura Cardoso da Silva - Vila São Carlos - Prof.ª Stephanie Guasseli Vieira Lindmann

Milleny da Silva dos Santos - 9º ano - EMEF Marina de Godoy Netto – Bairro Getúlio Vargas - Prof.ª  Patrícia Lucas de Lima (Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza – Mtb-16935 – Foto: Júlio Souza)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.