quinta-feira, 11 de outubro de 2018

SANTA VITÓRIA DO PALMAR - PROJETO PINÍPEDES DO SUL REALIZA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Na segunda-feira e na terça-feira, dias 8 e 9 de outubro, o Projeto Pinípedes do Sul realizou atividades de educação ambiental com os alunos da educação infantil e ensino fundamental da Escola Coronel Álvaro Carvalho, localizada na Praia do Hermenegildo em Santa Vitória do Palmar. 

O Pinípedes é executado pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Na oportunidade, a oceanóloga Kamila Debian e a geógrafa, Cecília Pfarrius ministraram uma palestra sobre o Projeto Pinípedes do Sul, abordaram a questão da conservação de pinípedes e tartarugas e realizaram atividades psicofísicas e artísticas para mais de 100 alunos.

De acordo com a geógrafa, Cecília Pfarrius “é importante apresentar os pinípedes para os alunos pois eles vivem próximos ao habitat natural destes animais, a Praia do Hermenegildo, nesse sentido, os estudantes precisam estar orientados sobre como proceder se encontrar algum pinípede e como agir de forma ecologicamente correta e promover ações de conscientização na própria comunidade onde estão inseridos.”

Conforme a diretora da escola, Rosane Porto “as atividades do Projeto Pinípedes do Sul são relevantes pois são direcionadas a estudantes de todas as idades e na minha concepção, iniciar o trabalho de educação ambiental a partir da infância das crianças faz toda a diferença e nos levam a acreditar em perspectivas melhores para a fauna e flora que podem ser pensadas por esta nova geração”.

Até o momento, já foram realizadas atividades de educação ambiental nos municípios de São José do Norte (RS), Santa Vitória do Palmar (RS) e Rio Grande (RS). Está previsto no Projeto, a efetuação de atividades ainda nos municípios de Torres (RS), Passo de Torres (RS) e Laguna (SC). Estes municípios foram escolhidos devido serem comunidades pesqueiras e agregarem em suas proximidades o registro de pinípedes.

Sobre o Projeto:

O Projeto Pinípedes do Sul tem o objetivo de reduzir as ameaças à conservação das espécies de Pinípedes, que constitui o grupo de mamíferos marinhos que inclui as focas, leões e lobos-marinhos e das tartarugas marinhas no sul do Brasil e aumentar o nível de proteção de duas Unidades de Conservação – Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste (São José do Norte, RS) e Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (Torres, RS), onde há grande concentração desses animais.  (Manuela Soares - Coordenadora de comunicação do Projeto Pinípedes do Sul | Fotos: Divulgação)





0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.