domingo, 21 de outubro de 2018

PORTO ALEGRE – DECISÃO DA JUSTIÇA MANTÊM A BANDEIRA 2 EM DOS TÁXI

O Juiz de Direito Vanderlei Deolindo, da 4ª Vara da Fazenda Pública do Foro da Comarca de Porto Alegre, em decisão da quinta-feira, dia 18 de outubro de 2018, concedeu liminar a favor da Associação dos Permissionários Autônomos de Táxi de Porto Alegre para manter a Bandeira 2 até que haja manifestação do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (COMTU) sobre o tema.

A ASPERTÁXI ingressou com ação contra o Município de Porto Alegre e a EPTC contestando a Resolução da EPTC nº 009/2018 para extinguir a Bandeira 2 na capital. A Associação alegou que a alteração na composição da tarifa é ilegal, pois não houve o cumprimento da legislação municipal sobre o tema. 

A imposição de nova tarifa sem realização de novo estudo para, ao menos, considerar as consequências da extinção da "bandeira", acarretará desequilíbrio na operação, causando prejuízo à categoria dos taxistas e à população que verá o serviço ser reduzido drasticamente nos respectivos períodos, afirmaram os taxistas na ação judicial. Eles também contestaram a ausência da participação do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (COMTU) para o estabelecimento de novo tarifário.

Em sua decisão, o Juiz de Direito Vanderlei Deolindo afirmou que  após uma análise sistemática da legislação aplicada ao tema, a conclusão anda no sentido da ilegalidade momentânea da Resolução 009/18, expedida pelo Poder Executivo Municipal, porquanto não observada lei de hierarquia superior, a Lei Complementar Municipal nº 318/94, que em seu art. 4º, inciso III, exige manifestação prévia do Conselho Municipal de Transportes Urbanos ¿ COMTU.

O magistrado ainda disse que surpreender a categoria dos taxistas, que se organiza por periodicidade, em turnos, e financeiramente, não traduz uma boa aplicação do direito, desvencilhando-se de princípios constitucionais básicos como o da legalidade e o da segurança jurídica. (Ascom Tribunal de Justiça | Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.