domingo, 14 de outubro de 2018

PELOTAS – DOMINGO, DIA 14 DE OUTUBRO, NO CASTELO TEM SEGUNDA EDIÇÃO COM VISITAÇÃO GUIADA E DIVERSAS ATRAÇÕES

A comunidade pediu e o Instituto Eckart atendeu: a segunda edição do Domingo no Castelo acontece neste dia 14 de outubro, das 10h às 18h. Mais uma vez o Castelo Simões Lopes estará aberto à comunidade com programação diversificada que inclui piquenique, visita guiada, praça de alimentação, entre outras atividades. 

“A cada edição preparamos mais novidades, sempre com o intuito de ajustar o desejo da comunidade de participar deste importante momento para cidade, com as obras do projeto de restauro em andamento”, destaca o presidente do Instituto Eckart, Paulo Ricardo Silva Ferreira.

Entre as novidades desta edição, o “Diálogos no Castelo” traz a ideia de um bate-papo com o público sobre a memória e afetividade da comunidade com a história do Castelo. A arqueóloga e historiadora Rita Juliana, do curso de memória social e patrimônio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será a mediadora do encontro. 

Os convidados do encontro serão Syrlei da Silva Amaro, que é mestre griô, Mirsca Simões Lopes, descendente da família, e Roceli Pereira Martins, fundador do Bloco Burlesco Bafo da Onça e antigo morador do bairro Simões Lopes.

A visita guiada, uma das atrações mais disputadas da primeira edição, ganhou alguns ajustes. Para conhecer mais de perto a história deste importante patrimônio, o pesquisador Guilherme Pinto de Almeida, estará conduzindo grupos, a cada 30 minutos. Os interessados podem adquirir ingresso no posto do Joca (Av. Brasil 804, próximo ao Castelo) ao custo individual de R$ 2,00. 

O objetivo é atender a demanda de interessados de forma organizada e proporcionando conforto e segurança. Para que os visitantes entendam o processo de evolução do prédio, uma exposição fotográfica mostrará a evolução dos trabalhos de revitalização do local durante as obras. 

Outra novidade será o formato de apresentação musical Quanto vale um show? , que contará com o grupo “Chorei sem querer”. A ideia, segundo os organizadores do evento, é que o público disponibilize livremente a doação do valor que quiser para o grupo. É um formato muito utilizado em eventos que acontecem em parques e vias públicas, na Europa.

PROJETO – O Instituto Eckart é responsável pela administração do Castelo Simões Lopes até 2032. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e está na primeira etapa da fase de restauração. 

Para dar início à recuperação deste importante patrimônio a Surya Projetos captou R$ 800 mil através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com aporte das empresas: Arrozeira Pelotas, SLC Alimentos, Camil Alimentos e Engenho São Bento. (SatolepPress | Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.