segunda-feira, 29 de outubro de 2018

INFORMATIVO – VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE BATERIA AUTOMOTIVA E BATERIA ESTACIONÁRIA?

Enquanto baterias automotivas, como o nome já diz, são projetadas para uso em automóveis, com uma vida útil estimada em cerca de 3 anos, as baterias estacionárias são construídas com materiais nobres, feitos para durarem muito mais tempo, e por isso são mais caras.

Assim como quase todos os produtos, existem marcas boas e ruins no mercado, podendo variar consideravelmente a qualidade do produto, porém vamos aqui analisar as diferenças nas categorias estacionárias e automotivas, do tipo “chumbo-ácido” sem nos aprofundar em detalhes técnicos e sim práticos.

A curto prazo a tentação de adquirir baterias automotivas para utilizar em aplicações estacionárias, como nobreaks, geração de energia eólica, solar etc é grande, visto que elas podem custar menos da metade do preço de uma estacionária da mesma capacidade (Ah ou Amperes-Hora), mas a médio e longo prazo a estacionária sem dúvida se mostra a melhor opção.

Baterias automotivas

As baterias automotivas são fabricadas com placas de chumbo finas e em maior quantidade comparada às estacionárias. Esta construção provê maior superfície de contato para a solução acida e por consequência fornece uma maior corrente (amperes) ao custo de uma degradação mais rápida do material.

Baterias automotivas são feitas para estarem sempre carregadas (função exercida pelo alternador nos veículos) e fornecer uma grande quantidade de corrente em um curto período de tempo, necessário para dar partida no motor. 

Uma vez que o motor esteja funcionando, o alternador encarrega-se de mantê-la sempre carregada. A descarga máxima projetada para bateria automotiva é de apenas 10% de sua capacidade total.

Outro ponto importante que devemos considerar é a emissão de gases tóxicos pelas baterias automotivas. Ambos os modelos emitem basicamente hidrogênio e vapor de ácido sulfúrico, principalmente durante o processo de carga. 

Nos carros este “vapor” é rapidamente dispersado, pois a bateria fica embaixo do capô separado da cabine dos passageiros. Já em uma empresa, onde o no-break geralmente fica dentro da sala dividindo espaço com outras pessoas, isto pode causar sérios problemas de saúde, dependendo da quantidade de baterias e ventilação do ambiente.

Baterias estacionárias

São baterias projetadas para ciclos de descarga profundos, com materiais internos nobres, e placas de chumbo mais espessas, feitas para durarem mais tempo.

As aplicações típicas de baterias estacionárias incluem sistemas UPS (no-breaks), centrais telefônicas, alarmes, sistemas de som, energia solar e eólica, iluminação de emergência ou qualquer outra aplicação que demande uma corrente moderada por mais tempo, ao invés de uma grande quantidade de corrente por alguns segundos.

Possuem filtro que impedem emissão de vapor da solução acida, deixando passar apenas hidrogênio que não é nocivo a saúde, portanto podem ficar no mesmo ambiente de trabalho com pessoas, apesar de ser recomendável uma ventilação mínima também.

Seus eletrodos são mais espessos que as automotivas e são feitas com chumbo de melhor qualidade, com liga chegando a 95% ou mais de pureza.

Podem sofrer até 80% de descarga sem prejudicar sua vida útil, e suportam quantidade maior de ciclos de carga e descarga.

Duram em torno de 5 anos, havendo casos onde ultrapassam 10 anos, dependendo dos ciclos de carga, temperatura ambiente e outros fatores que impactam na sua vida útil.

A maioria dos fabricantes de baterias estacionárias estipulam 25 graus Celsius como temperatura padrão de funcionamento, por isso é interessante que as baterias estejam em ambientes com ar-condicionado, e que o ar-condicionado também esteja ligado em no-breaks (tomando cuidado com o dimensionamento de carga para tal). A vida útil de baterias estacionárias cai pela metade para cada 10 graus acima da temperatura padrão, e dobra para cada 10 graus abaixo.

Exemplo: Se você colocar baterias que teoricamente duram 8 anos na temperatura ideal de 25 graus celsius em cima de um forro, onde a temperatura no verão chega facilmente a 45 graus, elas irão durar cerca de 2 anos (levando em consideração apenas a temperatura e não outros fatores igualmente importantes como quantidade e profundidade dos ciclos de descarga).

Existem outras tecnologias de baterias estacionárias, como a VRLA, que podem ser utilizadas em qualquer posição (mesmo de cabeça pra baixo!) por terem seu eletrólito interno imobilizado com mantas de fibra de vidro e outros materiais. As baterias chumbo-ácido por sua vez não podem ser utilizadas ou armazenadas em outras posições. 

A BS Santa Cruz Baterias conta com uma equipe especializada. Se você estiver precisando trocar a bateria de seu carro ou suporte técnico, entre em contato. A loja está localizada na Av. Sete de Setembro, nº 210 – centro de Camaquã. Maiores informações pelo fone (51) 9.9857.1605 – 9.8129.9577 (Texto: Dmesg | Foto: Divulgação)


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