quinta-feira, 4 de outubro de 2018

GUAÍBA - FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE RAIVA

O seu cachorro é o animal mais fofo do mundo, não é verdade? Mas mesmo assim a gente precisa ter cuidados ao sofrer uma mordida, mesmo que tenha sido causada durante uma brincadeira com ele. 

A Secretaria da Saúde de Guaíba fez uma importante palestra sobre os cuidados que se deve ter em casos de mordedura de cão. Logo a gente pensa na raiva, que é uma zoonose, um vírus, que pode ser transmitida dos animais para o homem. 

A taxa de mortalidade é muito próxima de 100%, mas a doença está praticamente erradicada. Animais como morcegos, gambás, macacos, cachorros e gatos são os principais transmissores. 

Como a nossa realidade local é mais próxima dos cães, a palestra focou nos cuidados a serem tomados ao sofrer uma mordida desse animal. Mas mordida de um cão pode trazer vários problemas de saúde. Por isso alguns cuidados são necessários. 

A boca de um cachorro tem vários tipos de bactérias e, claro, podem provocar doenças. A veterinária Patricia Malanga destacou que após a mordida é fundamental lavar a ferida com sabão e água corrente. O passo seguinte é estancar a ferida e limpar o local da mordida. E, o ideal, logo depois procurar ajuda médica. 

Cães e gatos domesticados devem tomar a vacina contra a raiva a partir do quarto mês. 

A palestra, voltada para servidores do município e coletores da empresa Sanetran, aconteceu no dia 28 de setembro, dia Mundial Contra a Raiva, no auditório da Escola Municipal Rio Grande do Sul. (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.