quinta-feira, 4 de outubro de 2018

GUAÍBA E PORTO ALEGRE - SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UERGS, NESTE MÊS DE OUTUBRO

A SNCT é realizada sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população. 

Para tal são promovidos eventos em todo o território brasileiro, reunindo centenas de instituições de pesquisa e ensino além de outros órgãos que apoiam a ciência nacional para realizar atividades de divulgação científica. O cadastro e a divulgação de todos os eventos e atividades é feito no site da SNCT do MCTIC. 

Este ano o tema da SNCT é "Ciência para Redução das Desigualdades", um dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). Os eventos e atividades irão ocorrer em todo o território nacional entre 15 e 21 de outubro. 

A UERGS, universidade do povo gaúcho, irá realizar diversas ações durante a SNCT para divulgar a importância da ciência para a redução das desigualdades. Estão previstos eventos em todo o Estado do Rio Grande do Sul em especial em cidades que tem unidades universitárias da UERGS, e em instituições de ensino da Educação Básica. Este documento apresenta uma síntese das ações previstas. 

Todos os eventos são abertos a participação do público e não tem custo de inscrição. Serão emitidos certificados de participação. Informações detalhadas estão sendo atualizadas e estão disponíveis em: https://www.facebook.com/SNCTUERGS/

A ideia central dos eventos é propor a reflexão sobre 1) atitudes e soluções para contribuir para a redução da desigualdade no nosso país; 2) o papel individual e coletivo de cada um em ações que proporcionem ou aumentem a inclusão dos diversos grupos considerados minoritários e 3) estratégias para redução do preconceito.

A Comissão Organizadora da SNCT da UERGS 2018 convida a todas e todos os interessados, dos diversos setores da sociedade para participarem das atividades e colaborar ativamente nos processos de transformação social, e redução das desigualdades considerando ambientes locais, regionais, nacionais e até mesmo globais. Venha debater e contribuir para enriquecer nosso diálogo! Se sua cidade não está incluída entre em contato e proponha novas ações! 

> Cronograma e breve descrição das atividades previstas 

A Abertura da SNCT 2018 da UERGS, irá ocorrer no dia 17 de outubro, na Unidade Universitária em Porto Alegre (Campus Central). Para tal será organizada uma mesa redonda com convidados que falarão sobre a importância da ciência em suas vidas, considerando a redução das desigualdades. Estas atividades irão ocorrer entre às 9:00 e 12:00 horas.

O evento alusivo ao Dia C da Ciência irá ocorrer na tarde do dia 17 de outubro, com a atividade Esquina do Universo, no Planetário (em Porto Alegre). Diversas instituições de ensino e pesquisa irão se reunir para apresentar ao público registros e atividades sobre a importância da ciência para o Estado e para o País. Entre às 16 e 18 horas, se as condições do tempo permitirem, irá ocorrer um piquenique científico. O público esperado para estas ações é cerca de 150 pessoas. 

Ainda na tarde do dia 17 de outubro irá ocorrer a visita à Exposição Mulheres na Computação promovida pelo Colégio de Aplicação da UFRGS, no Planetário/UFRGS. TransformAR-TE é uma das ações do projeto de extensão Mulheres na Computação (iniciado em 2015) que organiza exposições itinerantes sobre as mulheres que tiveram destaque na história da Computação. 

A exposição é relacionada a obras de arte feitas com resíduo eletrônico representando essas mulheres. A visitação será realizada por alunos da UERGS e outros interessados. Haverá ainda uma palestra, proferida pela profa. Dra. Clevi Rapkiewicz (UFRGS) sobre Mulheres na Computação e suas contribuições e um bate-papo sobre as desigualdades encontradas pelas mulheres dessa área. Estas atividades irão envolver 40 pessoas. 

A Maratona para o desenvolvimento de soluções para redução das desigualdades, irá ocorrer nos dias 18 e 19 de outubro na Unidade Universitária da UERGS em Guaíba (Estrada de Santa Maria, 2300 - Bairro Ramada) e está sendo planejada para que alunos e alunas do ensino médio, da graduação e da pós-graduação se integrem e formem equipes. 

As inscrições são individuais e as equipes serão montadas durante o evento, de forma a garantir que as equipes sejam mistas, tanto em relação ao nível de ensino dos componentes quanto em relação ao gênero dos participantes. Isso irá garantir maior integração e troca de conhecimentos sobre diversas realidades. 

As propostas de soluções deverão deixar claro a importância da ciência para a redução das desigualdades, pensando em problemas da nossa cidade que possam ser também aplicados em contexto estadual ou nacional. 

Nas diversas atividades da maratona pretendemos atender um público de 120 pessoas. Cine, Ciência e Happy Hour está sendo organizado em conjunto com a TV Futura e seu programa de relacionamento com as universidades. Serão exibidas sessões do filme Primeira Pedra, seguidas de debate na Unidade Universitária da UERGS em Guaíba. 

No dia 1º de novembro teremos duas sessões. A 1ª sessão inicia às 13:30 na Unidade em Guaíba e a 2a sessão iniciará às 19:30 na Unidade em São Francisco de Paula. Para cada sessão está previsto um público de 60 pessoas, totalizando, pelo menos 120 participantes. Essa atividade é aberta a toda comunidade. 

O evento Gurias&Guris: Juntos pela Redução das Desigualdades ocorrerá no dia 09 de novembro, na Unidade em Guaíba. A proposta é discutir sobre as desigualdades que presenciamos no nosso dia-a-dia e no cotidiano de tantas pessoas no nosso país. 

As discussões irão considerar a necessidade de termos mais mulheres, deficientes, negros, indígenas e outros grupos considerados minoritários atuando nos diversos setores da sociedade, entre os quais Ciência e Política, por exemplo. Neste evento esperamos atender um público de 100 pessoas. (Ascom Uergs – Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.