terça-feira, 30 de outubro de 2018

FUTEBOL - JOGO ENTRE GRÊMIO E RIVER PLATE, NESTA TERÇA, DIA 30 DE OUTUBRO, TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DE TRÂNSITO

Porto Alegre recebe dois grandes eventos em pontos opostos nesta terça-feira. Na Zona Norte, Grêmio enfrenta o River Plate, às 21h45min na Arena do Grêmio, pela segunda partida da semifinal da Copa Libertadores 2018. 

Na Zona Sul, Roger Waters apresenta a "Us + Them Tour" no estádio Beira-Rio às 21h. Além destas atrações, também haverá uma manifestação de cunho político no Centro de Porto Alegre, a partir das 18h, na Esquina Democrática.

Por conta da grande movimentação em dois pontos diferentes da cidade, uma força-tarefa foi esquematizada por diversos órgãos, entre eles a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar (BM), para garantir a fluidez que o trânsito tenha um fluxo tranquilo e que os pedestres consigam se locomover em segurança.

Chegada na Arena

Para os torcedores do Tricolor que irão à Arena, a abertura dos portões para a partida está prevista para às 18h45min, três horas antes do início da partida, marcado para 21h45min. Quem optar por ir de carro precisa ficar atento às mudanças no trânsito. A previsão de público é de, no mínimo, 51 mil, sendo pelo menos quatro mil torcedores argentinos. 

A chegada ao estádio pela alça de acesso da BR 448 (Rodovia do Parque) ficará bloqueada a partir das 18h45min, em razão da segurança do público que acaba transitando pelo local. Toda a extensão da avenida Padre Leopoldo Brentano, desde a Voluntários da Pátria até a A. J. Renner, além da Frederico Mentz a partir da Graciano Camozzato, que também serão bloqueadas. O horário poderá ser antecipado com base no monitoramento da Brigada Militar e dos agentes da EPTC, que começa às 10h desta terça.

As principais mudanças no trânsito já iniciam às 18h45min, quando os portões serão abertos. Na entrada do jogo haverá uma faixa adicional no contra-fluxo da avenida Voluntários da Pátria, no trecho entre a rua Adélino Machado de Souza até a Arena. 

"No início dos trabalhos o trecho será utilizado para o deslocamento dos veículos de emergência, da EPTC, da BM, Guarda Municipal e ambulâncias, bem como as delegações dos times, de arbitragem e a torcida visitante", explicou o gerente de Fiscalização de Trânsito da EPTC, Paulo Ramires.

Depois disso, a faixa adicional será liberada para o deslocamento dos torcedores que seguem em direção à Arena. Também na Voluntários da Pátria, no trecho que está em obras por conta da Ponte do Guaíba, a EPTC fará sentido único em direção à Arena.

O trecho da avenida A. J. Renner entre as ruas Dona Teodora e Padre Blásio Vogel, deve ser utilizado no contra-fluxo, com sentido único em direção ao estádio. "É um movimento que tem apresentado bons resultados, principalmente para absorver a concentração do fluxo de vias importantes que desemboca na Dona Teodora. Assim permitimos que os dois fluxos se organizem neste espaço de forma melhor", enfatizou Ramires.

Estacionamento

Sobre os estacionamentos da Arena, Ramires explicou que pela Voluntários da Pátria é possível acessar todos eles, sejam do E1 ou do E2. Pela A. J. Renner e pela avenida Gilberto Lehnen, o motorista consegue ingressar no E1 aos portões 3 a 5 e ao estacionamento E2.

Ainda sobre o movimento de chegada para o jogo, a EPTC ressaltou que é importante que os motoristas estejam atentos para as proibições de estacionamento nas proximidades do estádio. "É preciso salientar que não é permitido estacionar no anel da Arena, que é uma área de exclusão de estacionamento, bem como junto ao talude da BR 290 a partir da Graciano Camozzato", declarou Ramires.

Transporte Público 

Com relação ao transporte público, a EPTC reforçará o atendimento a partir das 18h45min. No total, 13 ônibus da linha Futebol sairão do Largo Glênio Peres. Os torcedores poderão utilizar, também, a linha T2.3 / Arena, da Carris, que será reforçada. A lotação Humaitá terá seu itinerário estendido até a Arena.

Os torcedores que utilizarem o metrô deverão desembarcar na estação Anchieta, cerca de 1,5 quilômetro da Arena, aproximadamente 10 minutos de caminhada. 

O término da partida deve ocorrer às 23h45min, com dispersão do público por volta das 23h59min. A EPTC destacou que é preciso que os motoristas tenham paciência com relação ao tempo de espera para a liberação de saída dos estacionamentos do estádio. 

"Considerando que na dispersão dos torcedores, quando encerra o jogo, a região do entorno da Arena fica tomada de pessoas. Aqueles torcedores que levaram 3h para ocupar a Arena, em poucos minutos saem do estádio e ficam no local. Então não temos como liberar o trânsito de veículos enquanto não houver a dispersão total por razões de segurança", disse Ramires.

Pós-jogo

Após o jogo, a avenida Voluntários terá sentido único em direção ao Centro Histórico, no trecho entre as ruas Adelino Machado de Souza até a São Jorge. Para a saída do estádio os esquemas também serão diferenciados. Pelos portões 1 e 2 do E1, o fluxo será direcionado pela avenida Voluntários da Pátria, já pelos portões 3, 4 e 5 e E2, o fluxo será direcionado obrigatoriamente para a BR 448 em direção à Canoas para fazer o retorno na Prainha de Paquetá (segundo retorno), um deslocamento de cerca de 4,5 quilômetros. Não haverá possibilidade de acesso à avenida Frederico Mentz.

Há um alerta para os motoristas que realizarem o retorno com o objetivo de pegar a avenida Castello Branco para acessar a Capital, pois a avenida Beira-Rio (Edvaldo Pereira Paiva) estará com fluxo único direcionado ao Centro da cidade por conta da saída do show do Roger Waters. Desta forma, aqueles que precisarem se direcionar para a zona Sul, devem efetuar o deslocamento em direção ao Túnel da Conceição para buscar a avenida Cavalhada ou a Oscar Pereira.

Após o jogo, além dos 13 ônibus da linha Futebol, haverá mais nove articulados da linha T2.3, todos localizados na lateral da Arena, além de duas linhas de ônibus da Região Metropolitana e também 33 lotações que estarão posicionadas na avenida Padre Leopoldo Brentano, nas proximidades da rampa Sul da Arena, no final da BR 448. A região do estádio possui ainda cinco linhas regulares de ônibus. O serviço de táxi será reforçado, com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR 448.

Trensurb

Outra boa opção de transporte é o trem. No final da partida, a fim de atender os torcedores, a estação Anchieta da Trensurb será reaberta por um período de 50 minutos. De acordo com a Trensurb, os trens partirão conforme a demanda, em ambos os sentidos, até o fechamento da estação. As demais estações funcionam apenas para o desembarque nesse período.

A empresa recomendou que os usuários adquiram a passagem antecipada de ida e volta para agilizar o retorno. Vale lembrar que os bloqueios (ou catracas) do metrô aceitam os cartões de bilhetagem eletrônica SIM, TRI e TEU. (Jessica Hübler | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.