sexta-feira, 19 de outubro de 2018

CAMAQUÃ - VEREADOR PROPÕE A CRIAÇÃO DA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA DEPRESSÃO INFANTIL E NA ADOLESCÊNCIA

Na quarta-feira, dia 17 de outubro de 2018, foi protocolado na Secretaria do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Lei Legislativo nº 34, de 2018, de autoria do Ver. Marcelo Gouveia. O projeto “institui a Semana de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência no município de Camaquã.”

Segundo o projeto, essa semana deverá ser comemorada anualmente na última semana de Setembro. As ações a serem realizadas durante a referida semana consiste na promoção de seminários, publicidade, propagandas e ações com o objetivo de conscientizar, sensibilizar, envolver, mobilizar e orientar a sociedade sobre os maléficos causados pela Depressão Infantil e na Adolescência.

Sobre a doença

A depressão sempre existiu, porém pouco foi feito para cuidar desse problema. Atualmente o índice relacionado a depressão subiu consideravelmente, como podemos observar nas mídias e redes sociais casos de suicídios em todo o mundo e no Brasil não tem sido diferente, pois crianças e adolescentes tem tirado suas vidas devido à depressão.

Ao contrário do que muitos pensam, criança também sofre de depressão. A depressão, que sempre pareceu um mal exclusivo dos adultos, hoje em dia afeta cerca de 2% das crianças e 5% dos adolescentes do mundo. 

Diagnosticar depressão é mais difícil nas crianças, pois os sintomas podem ser confundidos com malcriação, pirraça ou birra, mau humor, tristeza e agressividade. O que diferencia a depressão das tristezas do dia a dia é a intensidade, a persistência e as mudanças em hábitos normais das atividades da criança.

Depressão é uma doença como tantas outras com sintomas próprios, com duração e importância suficiente para afetar e comprometer a vida de um adolescente em todos os sentidos para se ter uma vida normal. 

O depressivo pode ter vários episódios de depressão no decorrer de sua vida. Os adolescentes deparam-se com novas situações e várias pressões sociais que favorecem os mais sensíveis e sentimentais a desenvolver quadros de depressão demonstrando sintomas de confusão, solidão, rebeldia, descontentamento, angústia etc.

Diante do exposto, faz-se necessário que políticas públicas sejam implementadas para reduzir o problema que infelizmente ainda é uma realidade e que atinge menores de todas as faixas etárias.

Tramitação do projeto

Após a leitura o Expediente da 87ª Sessão Ordinária, o projeto será encaminhado para a análise da Comissão Permanente de Constituição e Justiça. (Redação do Portal de Camaquã | Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.