terça-feira, 23 de outubro de 2018

CAMAQUÃ - PROGRAMA VEREADOR MIRIM 2018 TEM PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE 25 ESCOLAS CAMAQUENSES

A Câmara Municipal encerrou no dia 16 de outubro o prazo para a entrega das redações, por parte das instituições de ensino, do Programa Vereador Mirim 2018. A lista com os nomes dos 15 alunos que serão os Vereadores Mirins será divulgada no dia 6 de novembro de 2018.

A atividade educativa foi proposta para todas as escolas de Camaquã – municipais, estaduais e privadas – e se voltou para alunos que estão cursando do 6º ao 9º ano.

Dados do Programa

Das 33 escolas que estavam aptas a participar do Programa Vereador Mirim 2018, 25 aderiram, ou seja, cerca de 75% do total. Sendo assim, 20 escolas da Rede Municipal de Ensino, cinco da Rede Estadual entregaram as redações dos alunos dentro do prazo estipulado e estão participando da atividade.

Desde a data de lançamento do programa, que ocorreu no dia 10 de setembro, 21 instituições de ensino solicitaram a palestra e a apresentação presencial, referente ao desenvolvimento e a aplicação do projeto. Cinco escolas, embora não tenham pedido para receber a apresentação, apresentaram redações dos alunos.

Em torno de 2.800 alunos foram abrangidos pelas palestras referentes ao Programa Vereador Mirim 2018, realizadas nas escolas. Deste total, cerca de 1.250 entregaram a redação.

Avaliação dos trabalhos

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram orientados, nas escolas que optaram por participar do programa, a escrever uma redação de no máximo 30 linhas. Cada instituição de ensino participante avaliou as redações internamente e enviou apenas uma para a Câmara Municipal.

Em 2018 as redações tiveram a temática “O Verdadeiro Papel do Vereador”. Após o recebimento de uma redação por cada escola que aderiu ao programa, uma comissão avaliadora, formada por professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), está examinando os trabalhos e apontará os 15 melhores. No dia 06 de novembro os nomes dos 15 Vereadores Mirins serão divulgados.

O que é o Programa Vereador Mirim?

O Programa Vereador Mirim foi criado neste ano em Camaquã pelo Poder Legislativo. A atividade busca promover a relação entre a Câmara Municipal e as escolas sediadas no Município e aguçar a participação cidadã dos estudantes. Os alunos regularmente matriculados  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental são os que participam do concurso de redação.

Um grupo de 15 estudantes, o mesmo número de parlamentares, irá compor a Câmara Mirim e desenvolverá projetos. O mandato simbólico dos vereadores mirins será de um ano e terá, entre outras atividades, reuniões preparatórias e uma Sessão Solene prevista para o dia 29 de novembro.

Informações

Em caso de dúvidas, contate a Câmara Municipal de Camaquã pelo e-mail: ouvidoria@camaracq.rs.gov.br ou ligue (51) 3671-7518 e fale com a coordenadora do Memorial da instituição, Andréia Becker. O horário de funcionamento se estende das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

O que vem por aí?

Correção e avaliação, por parte da Comissão Avaliadora, das redações selecionadas de: 17 de outubro a 05 de novembro

Divulgação dos resultados: 06 de novembro

Reuniões de Instrução dos Vereadores Mirins entre: 08 e 22 de novembro

Data provável da Sessão Solene do Programa Vereador Mirim: 29 de novembro (Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza – Mtb-16935 – Foto: Júlio Souza)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.