terça-feira, 2 de outubro de 2018

CAMAQUÃ - ENCONTRO REÚNE MULHERES DOS CLUBES DE MÃES

Em um encontro cheio de energia boa e muita alegria na tarde da última quinta-feira, dia 27 de setembro de 2018, estiveram reunidas as participantes dos Clubes de Mães no auditório da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social. 

Na abertura do 2º Encontro de Mulheres dos Clubes de Mães, o coordenador do Centro de Geração de Renda e do Setor de Cursos, Leandro Decavatá, agradeceu a presença de todas e ressaltou o objetivo do evento: fazer memória e resgatar os 48 anos de história dos Clubes de Mães em Camaquã.

A psicóloga Laís Bazzo explanou sobre como fortalecer as entidades fazendo um diagnóstico dos pontos fracos e fortes e a busca por formas de revitalizar e reinventar a caminhada. 

Ela ainda apresentou o trabalho desempenhado pela Rede de Atenção à Mulher – RAM e convidou para que se juntassem ao movimento contra a violência e a favor dos direitos iguais para homens e mulheres.

Na sequência, a primeira presidente do Clube de Mães Nossa Senhora do Carmo – o mais antigo de Camaquã fundado em 1970 – Deny Vargas, falou sobre a sua trajetória e os desafios vencidos no início do clube, entre os quais a compra do terreno e a construção da sede própria.

Em uma fala que motivou a plateia, Tereza Delfini, que teve uma grande participação na trajetória dos Clubes de Mães, quando atuou como coordenadora da Legião Brasileira de Assistência em Camaquã, contou sobre como os Clubes de Mães possuem um papel social fundamental de promoção e desenvolvimento da mulher e da família: 

“Os Clubes de Mães possuem uma força importante e podem atuar em muitas frentes promovendo o debate de problemáticas em diversas áreas como saúde, política e economia”. 

Outro ponto destacado por ela é a importância dos Clubes se tornarem autossustentáveis: “Desde a sua criação os Clubes passaram por diversas mudanças e hoje vivem a transição de um tempo em que precisam conquistar a sua autonomia”, explica.

Na ocasião, foi apresentada a atual diretoria da Associação dos Clubes de Mães presidida por Fani Dittgen que se colocou à disposição de todas as associadas para auxiliar no que fosse necessário. “Gostaria de pedir para que as participantes dos Clubes se reúnam e tenham união, para que juntas consigamos manter os Clubes vivos”, ressaltou.

A próxima atividade planejada pelo Setor de Cursos será a Feira de Artesanato com exposição dos trabalhos das integrantes dos Clubes, marcada para os dias 13 e 14 de novembro no Centro Administrativo. (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.