sexta-feira, 14 de setembro de 2018

SANTA VITÓRIA DO PALMAR - CAMINHO DOS FARÓIS FARÁ AÇÕES DE LIMPEZA DE PRAIA NESTE SÁBADO, DIA 15 DE SETEMBRO

No dia 15 de setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza de Praias. Todos os anos, milhares de pessoas reúnem-se para realizar limpezas de praias e retirar corpos d’agua em todo o mundo. 

Em 2018, será a segunda vez que o Caminho dos Faróis estará participando da programação. Nos Balneários de Barra do Chuí e Hermenegildo, pertencentes ao município de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Rio Grande do Sul, serão organizadas diversas atividades envolvendo a comunidade local e convidados.

As ações fazem parte da #SemanaMaresLimpos 2018, promovida pela Campanha Mares Limpos, criada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos.

Sobre Mares Limpos

A campanha global da ONU Meio Ambiente convida governos, indústria e cidadãos para acabar com o uso excessivo e desperdício de plásticos descartáveis e eliminar microplásticos em cosméticos, as duas maiores fontes de poluição marinha. 

Atualmente, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico terminam nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, pesca e turismo, e custando pelo menos 8 bilhões de dólares em prejuízo aos ecossistemas marinhos.

Os grupos inscritos coletarão dados sobre o lixo encontrado nas praias. As informações serão contabilizadas e farão parte do panorama nacional sobre o lixo no mar, subsidiando a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela ONU Meio Ambiente.

Ações do Caminho dos Faróis

A programação começa no dia 13 de setembro, às 18hs, com uma palestra aberta ao público, onde a professora Helia Alice dos Santos apresentará o projeto PRO-CREP, uma experiência de sucesso de reciclagem do lixo no município de Palhoça, em Santa Catarina.

No dia seguinte, será distribuído e lançado o jogo pedagógico de temática ecológica, desenvolvido pela arte educadora Janaína De Lima, que adaptou o projeto educativo para um jogo de tabuleiro contendo elementos da geografia, fauna e flora local. O jogo “O que tem no Caminho?”, voltado a crianças na faixa etária de 7 aos 12 anos de idade será distribuído inicialmente nas escolas da região.

Já no dia 15 de setembro, toda a comunidade está convidada a participar da ação de limpeza de praia entre o balneário do Hermenegildo e Barra do Chuí. O lixo coletado nos locais será pesado e catalogado, com os dados sendo enviados posteriormente para a ONU Meio Ambiente. (Amorim Comunicação – Fotos: Divulgação)




0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.