quinta-feira, 27 de setembro de 2018

INFORMATIVO - MAIS DE 239 MIL ELEITORES DO RS JÁ TÊM O E-TÍTULO

Dos 8.354.732 mil eleitores gaúchos, 239.132 têm o título de eleitor no celular. O aplicativo e-Título, lançado em novembro de 2017, substitui o documento original na hora da votação. E ainda – para quem fez o recadastramento biométrico - dispensa a apresentação da carteira de identidade na zona eleitoral.

O Rio Grande do Sul é o oitavo estado com maior número de downloads do aplicativo, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Pernambuco e Ceará. Do total de gaúchos que baixaram o documento, 199.012 têm biometria e 40.120, não.

• Quem não comparecer às urnas e não justificar o voto será multado e pode ter direitos reduzidos

Para ter acesso ao documento virtual, que substitui o original, é preciso baixar o aplicativo e-Título, que está disponível para download para o sistema iOS (iPhone) e Android. Depois, é só inserir suas informações, que o app mostra os dados da zona eleitoral e a situação cadastral em tempo real. É preciso preencher os dados pessoais exatamente como eles estão registrados no cadastro eleitoral, pois se houver alguma informação em discordância, o sistema não validará o título virtual.

• Saiba como justificar o voto nas eleições

Quem já fez o recadastramento biométrico (que não é obrigatório nessas eleições) terá o e-Título com a foto, o que facilita a identificação na hora da votação e ainda dispensa a apresentação da carteira de identidade. No entanto, caso a biometria não tenha sido feita, o e-Título aparecerá sem foto e, nesse caso, é obrigatório levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário durante a votação.

O aplicativo também permite a emissão da certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular. (Correio do Povo | Foto: Alina Souza)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.