terça-feira, 18 de setembro de 2018

GUAÍBA - TCC SOBRE ACESSIBILIDADE DO ESTACIONAMENTO DO TERMINAL HIDROVIÁRIO VENCE PRÊMIO NO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIDADES EM TRÂNSITO

No final de agosto, o Terminal Hidroviário de Guaíba foi debatido no IV Seminário Internacional Cidades em Trânsito, realizado no Teatro Unisinos, em Porto Alegre.

Na ocasião, entre 36 trabalhos inscritos, o trabalho de conclusão de curso (TCC) Acessibilidade em Estacionamento Terminal Hidroviário: O Caso de Guaíba – RS, de Jeferson Souza dos Santos, Fernanda David Weber e Letícia Dexheimer, do curso superior de Tecnologia em Transporte Terrestre, da Universidade Federal de Pelotas, foi laureado em 1º lugar na categoria de Artigo Científico do VI Concurso de Estudos Técnicos Rodoviários CONCEPA-SENGE.

O trabalho realizou um estudo exploratório com análise de itens de acessibilidade do estacionamento do Terminal Hidroviário de Guaíba, a partir da elaboração de um check-list a fim de verificar se os principais pontos de acesso estavam de acordo com a Norma Brasileira ABNT 9050, que tem como objetivo estabelecer critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

O check-list de avaliação do estacionamento permitiu a elaboração de um questionário que foi aplicado a um grupo reduzido de usuários daquele local que possuem mobilidade reduzida (temporária ou permanente) de modo a avaliar a sua percepção com relação à qualidade e a importância dos itens contemplados no check-list. 

Os entrevistados também foram convidados a circular do Terminal ao estacionamento como forma de captar mais percepções sobre o local, quais as necessidades e o que pensam sobre a acessibilidade e mobilidade.

Todos os pontos verificados de acordo com o check-list apresentaram irregularidades. Foi verificado que o local está em desacordo com o exigido pela ABNT NBR 9050, proporcionando riscos aos usuários, trazendo à tona as patologias das rampas de acesso que apresentam degraus, piso irregular com buracos, pedras soltas e desníveis, além de não possuir nenhuma rota acessível para pedestres e nenhum ponto com demarcação de piso táctil ou antiderrapante.

A presidente do Legislativo, vereadora Fernanda Garcia (PTB), foi uma das pessoas que respondeu ao questionário. “Fiquei muito feliz em participar de um estudo tão importante para às pessoas com mobilidade reduzida. Quero parabenizar o Jeferson e seus colegas pelo reconhecimento do TCC com este prêmio tendo a certeza que o Legislativo de Guaíba tem agora ainda mais informações para melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade do estacionamento do Terminal Hidroviário, este importante local de conexão da nossa cidade com a capital”, declarou a parlamentar. (Texto: Sandro Boschetti – Relações Públicas / Foto: Fernanda Bronichaki)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.