quinta-feira, 27 de setembro de 2018

CAMAQUÃ - PROJETO CAICA NA ESCOLA REALIZA PALESTRAS PREVENTIVAS E DE ORIENTAÇÃO

O Projeto CAICA na escola tem como objetivo o trabalho preventivo através da articulação de palestras e ações diretas no ambiente escolar. 

Por meio de solicitações via ofício ao Centro, as instituições solicitam a presença de um profissional do CAICA para realização das atividades contemplando toda a comunidade escolar.

O trabalho se destina à prevenção através da orientação e abordagem de temas pertinentes que são recorrentes nos atendimentos clínicos do Centro.

O projeto foi idealizado pela coordenadora do Centro, Fátima Fabiane Silveira juntamente com a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Sanay Trzeciak que, de acordo com a demanda das escolas, propuseram a ação e contam com a participação efetiva das psicólogas: Alessandra Ribeiro, Simone Sirovec e com a assessora pedagógica da EJA e também estagiária de psicologia Carina Rosa.

Questões como bullying, valorização à vida, autoestima, sexualidade, direitos e deveres escolares, propostas, métodos e técnicas pedagógicas são freqüentemente solicitados como temas das palestras.

Em 2018, já aconteceram 25 palestras em diversas instituições e estão previstas outras sete para os meses de setembro e outubro abordando diversos assuntos de acordo com as solicitações das escolas.

No mês de setembro, em alusão ao setembro amarelo o trabalho se intensificou com o tema: valorização à vida, levando uma importante reflexão sobre a importância da autoestima, preservação e cuidado para crianças e adolescentes. 

Aos profissionais da educação são ofertadas reflexões acerca do manejo e observação do comportamento infantil buscando um olhar capaz de verificar e auxiliar o aluno em seu crescimento sócioafetivo, bem como esclarecimentos sobre temas que levam a diversos conflitos no processo educativo como o bullying e o trabalho pedagógico.

No próximo dia 28, em uma ação conjunta com a rede intersetorial haverá o I Encontro de Saúde Mental da Criança e Adolescente, com abordagem da psicóloga Taffini Britto sobre valorização à vida e a identificação dos aspectos de ideação suicida e, culminando com a proposta do projeto CAICA na escola, a temática final será sobre a autoestima do profissional da educação com a contribuição da psicóloga Alessandra Ribeiro que dividirá com os presentes a experiência adquirida com o trabalho proposto no projeto.

Até o final do ano, o CAICA pretende realizar ainda mais palestras visando esclarecer e auxiliar sobre diversos temas de modo a contribuir com a educação. É o CAICA na escola, na estrada e na universidade pela educação de qualidade.

Para entrar em contato com o CAICA o telefone é (51) 3671 9770 e o email caica@camaqua.rs.gov.br. (Ascom Prefeitura – Foto: Divulgação)



0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.