quarta-feira, 5 de setembro de 2018

CAÇAPAVA DO SUL E BAGÉ - GARGALOS DO COMÉRCIO NOS MUNICÍPIOS NA PAUTA DA FECOMÉRCIO

Com o objetivo de fortalecer a atuação no interior do Estado, através dos sindicatos empresariais, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, iniciou mais um roteiro de visitas nesta semana.

Na manhã da segunda-feira, dia 3 de setembro de 2018, Bohn visitou o Sindilojas de Caçapava do Sul onde foi recebido pelo presidente Otile Eugênio Casanova e integrantes da sua diretoria. 

O presidente da Federação ouviu sobre as pautas locais, o andamento dos negócios da cidade, que têm diminuído suas vendas, além de alguns gargalos que tem preocupado os empreendedores locais. 

A lei municipal que obriga o funcionamento das farmácias e drogarias do município durante 24 horas é uma delas. Segundo a diretora do sindicato, Sonia Sorato, o plantão inclusive deve ser feito por um farmacêutico e essa mão de obra é deficiente na cidade. Além disso, os poucos profissionais aptos a trabalhar não aceitam fazer uma jornada de trabalho tão extensa.

Os estabelecimentos que não respeitarem a lei municipal estarão sujeitas à multa. Sonia explicou que empresários da região estão se mobilizando para tentar resolver essa questão junto ao órgão municipal. 

Bohn colocou a Federação à disposição do Sindilojas para estudar uma resolução desta demanda junto às assessorias técnicas da Federação e também com o auxílio do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do RS (Sinprofar).

De lá, o presidente seguiu para Bagé, onde visitou a sede do Sindilojas. O presidente do sindicato, Nerildo Lacerda, junto a integrantes da diretoria, está estudando cláusulas da Convenção Coletiva local que ainda não foi fechada. 

A sustentabilidade do sindicato foi outra pauta discutida no encontro, quando Lacerda explicou que o Sindilojas vem perdendo receita depois da Reforma Trabalhista, quando a Contribuição Sindical deixou de ser obrigatória. 

A saída, segundo Bohn, é o sindicato atuar junto à sociedade para mostrar a importância do setor terciário na retomada do crescimento econômico.

Ele explicou que a Federação oferece alguns serviços aos sindicatos para que eles consigam retomar suas receitas, como por exemplos, cursos do Senac, onde o lucro pode vir para o sindicato, NasLojas.com, que é uma vitrine virtual para as lojas da região, além de cartão Sesc e Senac para empresários, planos de saúde, Certificação Digital, entre outros. (Fecomércio / RS – Fotos: Divulgação)



0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.