domingo, 30 de setembro de 2018

BAGÉ - OBRAS DE ARTE EXPOSTAS NAS RUAS SÃO ALVO DE VANDALISMO

Obras de arte expostas nas ruas da cidade de Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, estão sendo alvo de vandalismo. A principal delas, um monumento em homenagem ao autor Luis Fernando Verissimo, localizado na praça central da cidade, tem sofrido frequentemente com as ações de vândalos.

Inaugurado há quase dois anos, o conjunto de esculturas reproduz o consultório do Analista de Bagé, obra conhecida de Verissimo. 

Nesse período, partes das estátuas foram destruídas quatro vezes. Por isso, a prefeitura está avaliando a possibilidade de transferir a obra para um local com mais segurança.

“Eu acho que não deveria tirar. As pessoas têm que respeitar, ter mais cuidado, pois é algo para a nossa cidade”, diz a dona de casa Renata Ramos. 

É a mesma opinião do fotógrafo Fernando Perez. “Sou contra, porque tu vai tirar de um espaço público uma obra de arte e colocar em um espaço fechado. Eu acho que tem que botar um segurança ali”, afirma.

O autor do conjunto de esculturas é o artista Sérgio Coirolo, que mora em Florianópolis. Por telefone, ele contou que já foi chamado duas vezes para restaurar a obra. Em uma delas, ele restaurou a mão da estátua do Analista, mas o monumento foi danificado outra vez no mesmo dia. “Sou a favor total que tirem da praça, porque senão vão liquidar a obra”, diz.

A secretária de cultura da cidade, Anacarla Flores, afirma que não irá mais restaurar a estátua enquanto não houver uma decisão do que será feito com a obra. Segundo ela, o novo endereço do consultório do Analista de Bagé está sendo discutido com os conselhos que integram a secretaria, mas a ideia de transferir para um local fechado não agrada.

Uma das alternativas seria colocar em um canteiro, bem próximo do local atual, onde há a presença de um segurança. “Primeiro, vamos decidir se ela fica ou se vai para outro local. Em seguida, vamos restaurar”, diz Anacarla. (Por Lucas Rohan, RBS TV – Foto: Divulgação)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.