sábado, 4 de agosto de 2018

PELOTAS - SANTA CASA FECHA 33 LEITOS APÓS ATRASO EM REPASSES DE RECURSOS DO GOVERNO DO RS

Ausência dos repasses de maio e junho representa R$ 680 mil a menos no orçamento do hospital. Governo diz que somente o valor referente a junho é devido, e que os repasses federais estão em dia.

A Santa Casa de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul, está com 33 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) fechados. O motivo, segundo a direção, é o atraso nos recursos do governo do estado: os repasses de maio e junho ainda não chegaram, o que representa R$ 680 mil a menos no orçamento do hospital.

O governo do estado, no entanto, se limita a dizer que somente o valor referente a junho é devido, e que os repasses federais estão em dia.

A situação se repete desde o ano passado, de acordo com o provedor da casa, Lauro Mello. "A cada mês, a Santa Casa está ficando mais descapitalizada de recursos. Assim, a gente vai diminuindo o atendimento. Por isso, os leitos clínicos são um desafio a superar, porque não temos hoje sustentação financeira para manter os leitos abertos", diz ele.

A situação provocou superlotação no Pronto Socorro da cidade, com cerca de 80 pessoas à espera da abertura de um leito. Entre elas está a mãe da dona de casa Lúcia Duarte, que sofreu um infarto. "Tiraram ela da CTI e colocaram ela aqui, esperando um leito", conta a filha.

A superlotação do Pronto Socorro é comum quando faltam leitos em um dos cinco hospitais que recebem pacientes na cidade. 

"Infelizmente estamos vivendo essa realidade desde 15 de junho e intensificou no mês de julho. Então temos amanhecido com 110, 115 pacientes no total", conta a diretora do hospital, Rosana Souza Van der Laan. (Por RBS TV)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.