quarta-feira, 22 de agosto de 2018

CAMAQUÃ – PODER LEGISLATIVO APROVA MUDANÇA NO HORÁRIO DE INÍCIO DAS SESSÕES, A PARTIR DESTA SEGUNDA, DIA 27

Novo horário já valerá na próxima segunda-feira (27) e, com isso, as Sessões Ordinárias passam a iniciar às 19h

Na segunda-feira, dia 20 de agosto de 2018, ocorreu a 78ª Sessão Ordinária, da 17ª Legislatura, da Câmara de Vereadores de Camaquã. Dando sequência ao processo de Interiorização das Sessões Legislativas a atividade foi realizada no Salão da Igreja Concórdia, na Santa Auta – 5º Distrito.

Tribuna Democrática

No início da Sessão fizeram o uso da Tribuna Democrática Popular a diretora do Instituto Estadual XV de Novembro, Maristela Pires Boeira, e o presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola XV de Novembro, Vilson da Costa Marques.

Maristela parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo por trazer a Sessão até a comunidade da Santa Auta.  Ela citou dados dos trabalhos realizados por ela e pela equipe no Instituto e na Escola XV de Novembro e enfatizou que no local há alunos estudando nos três turnos. Além disso, as turmas agregam alunos da educação infantil até o ensino médio.

Maristela declarou que é fundamental que se invista na infraestrutura da escola. Detalhou problemas elétricos na estrutura do prédio e sugeriu parceria entre o poder público municipal e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para que os problemas sejam resolvidos. Além disso, conforme a diretora, é necessário que a quadra poliesportiva seja restabelecida e coberta para que os alunos possam praticar esportes abrigados do sol e da chuva.

O presidente do CPM da escola, Vilson da Costa Marques, declarou que há necessidade de reparos nas pontes, nas estradas e nos bueiros que dão acesso à Santa Auta e à escola XV de Novembro. Ele fez um apelo aos vereadores para que esses problemas sejam resolvidos.

Ordem do Dia 

Na Ordem do Dia,  foi discutido e votado o Projeto de Resolução nº 4/ 2018, de autoria da Mesa Diretora, que “Altera a Resolução nº 5, de 17 de novembro de 2015, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Camaquã.”

Em segunda discussão e votação o Projeto de Resolução, que trata do horário de início das Sessões Ordinárias, foi aprovado com 14 votos favoráveis. Com isso, a próxima Sessão Ordinária, que será realizada no dia 27 de agosto,  começará às 19h.

Foram discutidos e voltam para discussão na próxima Sessão o Projeto de Lei nº 2/2018, que trata do FUNREBONCAM, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação do § 2º do art. 1º da Lei nº 901, de 26 de julho de 2006, e o Projeto de Lei nº 40/2018, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2019.

Opinião do público

O aluno do segundo ano do ensino médio, da escola XV de Novembro, Alex Conceição, 16 anos, diz que a realização da Sessão da Câmara na Santa Auta " é uma boa oportunidade para que a diretora da escola fale sobre os problemas e as necessidades da entidade e para que a comunidade aponte os problemas nas estradas da região", opina. Alex inclusive contou que " para chegar na escola tenho que vir de moto, como fiz hoje, pois, quando chove o ônibus de transporte escolar não chega até a minha casa, que fica na Chácara Velha". 

Douglas Nunes da Silva, 19 anos, aluno do terceiro ano do ensino médio, da escola XV de Novembro, diz que "  estar na Sessão Legislativa é uma chance de falar dos problemas do interior”, diz. Douglas conta que “na localidade do Cerro Negro, próximo ao fim da linha do ônibus Serrano, que faz o trajeto de Camaquã para Cerro Negro, há dois arroios que precisam de construção de pontes para que os alunos consigam chegar na escola no dia de chuva, já que o nível dos arroios sobe e impede a passagem do ônibus".

Além dos vereadores, assessores, professores e gestores da escola, alunos, moradores da Santa Auta e das comunidades da região, participaram da 78ª Sessão Ordinária, da 17ª Legislatura, da Câmara de Vereadores de Camaquã  o presidente da  Comunidade Concórdia, Erni Fenske, e a diretora da escola XV de Novembro, Silvana Longaray. 

Interiorização das Sessões 

A Interiorização do Poder Legislativo era uma reivindicação dos parlamentares e visa aproximar as comunidades dos seus representantes. A primeira Sessão Legislativa no interior foi realizada no dia 02 de abril de 2018 no distrito do Bonito. A segunda sessão foi realizada na noite dessa segunda-feira (20) e contou com o público de 150 pessoas.  A próxima Sessão no interior do Município será realizada em outubro, porém, ainda não há data e local definidos. (Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza – Mtb-16935 – Foto: Júlio Souza)







0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.