segunda-feira, 6 de agosto de 2018

CAMAQUÃ - INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E PÓLIO

Inicia nesta segunda-feira, dia 6 de agosto de 2018, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem tomar a dose. Os responsáveis devem levar a carteira de vacinação.

‘‘Prevenir para o benefício da saúde, valorizando a importância da vacina’’, relatou Lucimara Farias Rodrigues, ao levar seu filho para ser vacinado logo pela manhã.

No sábado dia 18 de agosto, será realizado o Dia D da Campanha. Neste dia, as seguintes unidades de saúde Posto de Saúde Dr. Telmo Marder, Secretaria Municipal de Saúde e Centro Social Urbano irão abrir das 8h às 17h.

No dia 25 de agosto, a Secretaria de Saúde vacinará a população do interior do município conforme roteiros pré-estabelecidos que serão divulgados mais próximo da data.

Durante o período, que se estende até 31 de agosto, de segunda a sexta a vacina estará disponível nas seguintes unidades de saúde de Camaquã:

- Posto de Saúde Dr. Telmo Marder: Rua Cristóvão Gomes de Andrade, nº 630 – Bairro Centro. Atendimento: 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.

- Secretaria Municipal de Saúde: Rua Bernardo Vieira Dias, nº 485 – Bairro Olaria. Atendimento: 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

- Centro Social Urbano: Rua Cruz Alta, nº 1085 – Bairro Viegas. Atendimento: 11h30min às 16h30min.

Sarampo

A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.

Pólio

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta — e gastrointestinais — como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. 

Dúvidas

Veja a seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde: 

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?

Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

Qual a vacina usada contra a pólio?

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

Qual a vacina usada contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Adultos participam da campanha?

Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos.

Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?

Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária. (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)



0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.