sábado, 14 de julho de 2018

PELOTAS - MULHERES TRANSFORMAM REDES E ESCAMAS DE PEIXE EM PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

Esposas de pescadores encontraram uma forma de fazer produtos sustentáveis em Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul. 

O grupo de mulheres está criando artigos, como bolsas e bijuterias, com redes e escamas de peixe que antes iam para o lixo. As criações estão fazendo tanto sucesso que já ultrapassaram as fronteiras do país.

"Trabalhamos a escama branca, em natura com prata, e usamos o fio da rede em peças, como bolsas, carteiras, chapéus", explica a artesã, Karine Soares.

A maior parte das redes vem dos próprios maridos e as escamas o pessoal das peixarias separa. Cada uma das mulheres é responsável por confeccionar um tipo de produto. A especialidade da Diva da Rosa são as bolsas. São três horas de manejo com os fios até ficarem prontas. "É muito bom trabalhar com a rede", afirma a artesã.

Das escamas são feitos brincos, colares, pulseiras e o que a imaginação permitir. Tudo é confeccionado no quintal de casa e os produtos são vendidos no Mercado Público de Pelotas.

Para as artesãs, o dinheiro que entra com as vendas ajuda a pagar as contas e, muitas vezes, representa a metade do orçamento da casa. Mas, além dessa parte financeira, as mulheres conquistam um sentimento de amor por aquilo que fazem.

"Muito gratificante, a gente vê que um produto da gente é bem valorizado, vai sendo levado como uma lembrança de Pelotas, uma lembrança da nossa colônia", conta a artesã Rosani Schiller. (Por Fábio Eberhardt)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.