sexta-feira, 27 de julho de 2018

INFORMATIVO - PESQUISA REVELA QUE WHATSAPP É USADO POR MAIS DE 70% DAS MPES

Levantamento do Sebrae aponta aumento do uso de ferramentas digitais para divulgação e relacionamento com clientes. Facebook também é destaque e 50% dos pequenos negócios gaúchos têm página nesta rede social

Os empreendedores se renderam à internet e estão fazendo dela seu principal meio para se comunicar e aumentar a visibilidade junto aos clientes. Prova disso está na pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae entre abril e junho deste ano, e que identificou a informatização das micro e pequenas empresas. 

O levantamento ouviu 6.022 empresários de todo País, entre os meses de abril e junho, e identificou que 82% dos empreendedores acessam a web e que o aplicativo mais utilizado é o WhatsApp, com 75% das citações.

A pesquisa mostra que a internet se tornou essencial para as empresas. E no Rio Grande do Sul esta realidade não é diferente. Por aqui, 73% dos pesquisados revelaram que utilizam o WhatsApp como ferramenta de negócios. 

Além disso, metade das MPEs informou que possui fanpage no Facebook, atrás apenas de Santa Catarina, com 54%. O percentual de empresários que acessa a internet por aqui é de 83%, o que coloca o Estado na 8ª colocação. 

Nesse quesito, o primeiro lugar também fica com o Estado vizinho, com 89%. Por trás dos números e da rivalidade regional, a explicação pode estar no alcance e conexão de qualidade. 

Enquanto Santa Catarina e Paraná tem 100% das cidades atendidas por fibra ótica, no Rio Grande do Sul esse percentual é de apenas 65,4% dos municípios, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Avanço nacional

De maneira geral, a pesquisa do Sebrae evidencia que as empresas estão conectadas e atentas aos avanços das redes sociais e às possibilidades a partir da rede mundial de computadores.  

Nos últimos três anos, a proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPEs, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas digitais, em especial do WhatsApp e do Facebook. 

A quantidade de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto o WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente online e fazer vendas (43%). O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%).

Atualmente, 73% dos MEI, 91% das Microempresas e 99% dos empresários de pequeno porte acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.

O Sebrae na Transformação Digital

Para atender os pequenos negócios, o Sebrae desenvolve projeto de Transformação Digital, que tem como base gerar valor para os pequenos negócios, fornecedores e parceiros, se tornando um grande hub de soluções aos empresários e potenciais empreendedores. 

O sistema desenvolvido pela instituição é uma plataforma para promover agilidade, inteligência, reduzir custos, aumentar a capacidade de atendimento e de relacionamento com os donos de pequenos negócios. 

A proposta visa abranger e integrar os eixos de atuação estabelecidos no mapa estratégico da organização, que são a Competitividade dos Pequenos Negócios, a Competitividade Estrutural e Sistêmica, o Estímulo ao Empreendedorismo e a Excelência na Gestão.

PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA

Brasil

• Na comparação com 2015, o uso de computadores nas empresas passou de 56% para 57% no caso dos MEIs, de 83% para 89% das MEs e de 94% para 97% das EPPs.

• 73% dos MEIs, 91% das MEs e 99% dos empresários das EPPs acessam a internet no negócio, predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.

• A proporção de empresas com página na web mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPEs.

• A proporção de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%.

• 72% das empresas utilizam WhatsApp para se comunicar com clientes. O aplicativo é usado para disponibilizar informação de produtos/serviços (59%), atendimento (59%) e vendas (43%).

• 51% dos entrevistados acredita que as vendas pela internet e pelas redes sociais têm maior potencial de expansão, nos próximos cinco anos, do que as vendas tradicionais.

Rio Grande do Sul

> 83% dos empresários gaúchos, ligados a MPEs, acessam a internet.

> 29% das micro e pequenas empresas do Estado possuem site.

> Metade dos pequenos negócios tem fanpage no Facebook.

> O WhatsApp é utilizado por 73% dos empreendedores gaúchos.

> 29% dos empresários já fizeram cursos online.

> Os aplicativos mais utilizadas pelos empreendedores no País:

WhatsApp – 75%
Facebook – 57%
GoogleMaps – 41%
Mercado Livre – 40%
Youtube – 39%
Instagram – 35%
Skype – 15%
Netflix – 15%
Linkedin – 9%


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.