domingo, 29 de julho de 2018

CAMAQUÃ - SECRETÁRIO DA CULTURA VISITA FÁBRICA DE GAITEIROS, EM BARRA DO RIBEIRO, E ENTREGA CONVITE PARA FEIRA DO LIVRO

Na manhã da quinta-feira, dia 26 de julho de 2018, o Secretário da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude, Mario Garcia, acompanhado da Diretora de Turismo Nilza Tessmann e Luísa Flores, fizeram uma visita à Fábrica de Gaiteiros, em Barra do Ribeiro. 

Um dos objetivos da ida foi levar o convite para que, se houver possibilidade, eles estejam presentes na 38ª Feira do Livro de Camaquã.

Tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do lugar, bem como seus alunos, professores e funcionários. 

Na ocasião, acompanharam também algumas apresentações de alunos e conversaram com o acordeonista e idealizador da fábrica, Renato Borghetti, para maior entendimento acerca do projeto.

“A Fábrica de Gaiteiros não surgiu apenas de uma ideia, mas sim de uma necessidade.” disse Borghetti, que iniciou o projeto social em 2011, quando, através de correspondências e pedidos de fãs e admiradores, percebeu o forte interesse de muitas pessoas na gaita-ponto, mas também a dificuldade que tinham em adquirir o instrumento. Dessa forma, Renato decidiu investir na inclusão de crianças e jovens na cultura gaúcha, através da gaita de oito baixos.

Atualmente, o programa já tem diversas extensões espalhadas pelos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Butiá, Tapes, São Gabriel, Bagé, Lages, Blumenau, entre outros. Somando cerca de 500 alunos, na faixa etária dos 7 aos 15 anos.

Além das aulas, a Fábrica também produz as gaitas a serem usadas exclusivamente pelos alunos em sala de aula, portanto, não são comercializadas. As aulas são totalmente gratuitas, assim como os instrumentos fornecidos. (Ascom Prefeitura – Fotos: Divulgação)





0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.