terça-feira, 26 de junho de 2018

GUAÍBA - EDUCAÇÃO FISCAL É TEMA DE PALESTRA NA REDE MUNICIPAL

Um ciclo de palestras sobre Educação Fiscal e Cidadania teve início na rede municipal de Guaíba. O projeto, conduzido por Rivana Soares, responsável pelo setor de ICMS/Produtor Rural da Prefeitura e mentora do projeto, passará por todas as escolas. As primeiras foram as EMEIs Maria Dinorah e Professora Noely Klein Varella.

O intuito é explicar a importância dos tributos, como são arrecadados, para quais fins eles devem ser destinados e mecanismos de controle e investigação:

“As ações podem ser bem simples, desde entender que o serviço público não é gratuito, pois para que eles possam ser exercidos toda a comunidade paga impostos, que devemos exigir notas fiscais no momento de qualquer compra realizada para evitar a sonegação, a importância de registrar o CPF na nota fiscal, até como utilizar o Portal Transparência para verificar para quais fins os recursos foram empregados”, explicou Rivana.

Dessa forma, os eventos buscam conscientizar e capacitar o professor para que, num futuro próximo, cada escola desenvolva na comunidade escolar alguma ação voltada ao tema:

“Espero que a Educação Fiscal vire um hábito e que haja uma conscientização na população sobre a importância de tais conhecimentos, já dizia Paulo Freire: ‘se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda’, por isso priorizou-se os trabalhos de capacitação em cada escola”, completou.

Essa é a segunda etapa do Projeto de Implementação da Educação Fiscal em Guaíba. A primeira parte foi realizada em 2017 com um evento de sensibilização sobre o assunto destinado à equipe diretiva das escolas e servidores municipais que trabalham na área tributária.

O projeto é uma parceria entre Secretaria de Administração, Finanças e Recursos Humanos, através da Diretoria Fazendária, e Secretaria Municipal de Educação. (Ascom Prefeitura ! Fotos: Gustavo Gossen)



0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.