quinta-feira, 31 de maio de 2018

RS - REVOGAÇÃO DE DECRETO QUE DEFINE REGRAS PARA ARMAZENAMENTO, EXPOSIÇÃO E VENDA DE CARNE, FIAMBRES E DERIVADOS

O deputado estadual Zé Nunes (PT), tem defendido a revogação imediata do Decreto nº 53.304/2016, que estabelece novas regras para o armazenamento, exposição e venda de carnes, fiambres e derivados.  

“Os pequenos açougues e minimercados fazem parte da cultura do povo gaúcho. A partir da aplicação deste decreto, os proprietários de estabelecimentos comerciais não conseguirão arcar com o aumento dos custos”, avalia.

Zé Nunes lamenta que não tenha havido nenhum tipo de debate na sociedade, o que, segundo ele, gerou ambiente de insegurança, conflito e resistência. “A proposta foi construída de forma restrita, sem a participação efetiva de técnicos do Estado, de comerciantes e dos movimentos sociais do campo e da cidade. O documento não atende necessidade dos consumidores e comerciantes”, declarou.

O decreto que foi assinado pelo governador Sartori, sem ouvir trabalhadores, sindicatos ou movimentos sociais, e impõe uma série de restrições aos empreendimentos que comercializam carnes e derivados, como licenciamento, fiscalização e controle.  

No do documento, o governo passou a classificar esses estabelecimentos em dois tipos: tipo AI: tem que possuir toda a infraestrutura para reembalar, fracionar e disponibilizar o produto em expositores de autoatendimento e tipo AII: açougues e mercados de pequeno porte, que ficam proibidos de vender produtos reembalados, temperados a granel ou fracionados previamente; devem fazer o corte, ou moagem, somente na presença do cliente.

Entre as principais reclamações dos comerciantes está a proibição da transformação da carne para a produção de itens como linguiça defumada, bife empanado e frango temperado. 

A proposta preocupa proprietários de cerca de 30 mil estabelecimentos comerciais no Rio Grande do Sul, pelos altos custos de adaptação às novas normas, e atinge diretamente os hábitos alimentares dos gaúchos. (Assessoria de Imprensa do Gab. Dep. Estadual Zé Nunes – foto: Divulgação)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.