sábado, 19 de maio de 2018

INFORMATIVO – PROJETO DETERMINA SINAL SONORO NOS SEMÁFOROS DOS ACESSOS MUNICIPAIS PARA DEFICIENTES VISUAIS

O PL 65 2018, de autoria do deputado Enio Bacci (PDT), dispõe sobre a instalação de botões de sinais sonoros nos semáforos para pedestres nas principais vias de acesso dos municípios gaúchos. A lei prevê ainda placas em braile com instruções para o uso dos botões sonoros.

Determina o PL 65/2018 que “nos semáforos para pedestres nas principais vias de acesso dos municípios que integram o Estado do Rio Grande do Sul deverão ser instalados botões que transmitam sinais sonoros intermitentes quando a luz verde estiver acionada”. O parágrafo único orienta que “deverão ser instaladas placas em braile com instruções de uso dos botões sonoros”.

Conforme a justificativa do deputado Enio Bacci, o regramento objetiva “guiar pela audição aqueles que não enxergam, dando a eles o seu direito de andar livremente pela cidade sem que dependam da ajuda e boa vontade de outras pessoas que transitam na via”.

O parlamentar utiliza dados para amparar sua proposta, uma vez que 6,2% das pessoas com deficiência no país, 3,6% são portadores de deficiência visual e destas, 5,4% estão na Região Sul, conforme aponta o IBGE. “Precisamos dar a estas pessoas recursos que facilitem a sua locomoção a fim de estabelecer direitos iguais a todos”, defende o legislador. (Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 08:35-18/05/2018 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Marcelo Bertani)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.