sábado, 26 de maio de 2018

INFORMATIVO - FEPAM AUTORIZA MUNICÍPIOS A ARMAZENAR LIXO ACIMA DA CAPACIDADE NAS ESTAÇÕES DE TRANSBORDO

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu nota técnica, na quinta-feira, dia 24 de maio de 2018, que autoriza os municípios gaúchos a armazenar lixo acima da capacidade nas estações de transbordo licenciadas. 

A determinação leva em consideração a greve dos caminhoneiros e a atual situação da destinação final dos resíduos sólidos, prejudicada pelas paralisações de serviços. A decisão tem caráter emergencial e vale por tempo indeterminado, enquanto durarem os bloqueios nas rodovias. 

De acordo com a chefe da Divisão de Resíduos Sólidos e Áreas Contaminadas da Fepam, Daiene Gomes Zagonel, a medida visa a reduzir os impactos ambientais em função da dificuldade de transportar o lixo. 

"É ambientalmente mais adequado que os resíduos sejam armazenados em estações de transbordo, mesmo que acima da capacidade, do que sejam dispostos em locais inadequados, como beiras de rios e terrenos baldios", justifica a engenheira química. Segundo Daiene, devem ser mantidos os procedimentos adequados para o armazenamento e respeito os demais critérios estabelecidos na licença ambiental. 

A Fepam também autorizou de forma excepcional que o aterro sanitário da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), localizada em São Leopoldo, opere durante o mês de maio com 10% acima da capacidade atualmente licenciada. 

O objetivo é viabilizar uma alternativa para a destinação final dos resíduos gerados nos municípios gaúchos que consigam transportá-los até o aterro. 

Caso outros aterros sanitários devidamente licenciados tenham condições operacionais de receber resíduos acima da capacidade licenciada podem encaminhar tal solicitação em caráter emergencial junto a Fepam. Maiores informações pelo telefone: (561) 3288-9490. (Foto: Susepe/Divulgação)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que você o investimento cabe direitinho no seu bolso.

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.