quinta-feira, 31 de maio de 2018

ELDORADO DO SUL - CORSAN E MUNICÍPIO REFORÇAM PARCERIA POR MAIS 37 ANOS

Foi assinado na terça-feira, dia 29 de maio de 2018, no Auditório da Secretária Municipal de Agricultura de Eldorado do Sul, o termo aditivo do contrato de programa de água e esgoto entre o município e a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). 

O documento foi assinado pelo diretor-presidente da companhia, Flávio Ferreira Presser, o prefeito Ernani de Freitas Gonçalves, o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), Rogério Salazar, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Gelson Antunes. 

Pelo documento, o contrato entre Eldorado do Sul e a Corsan será estendido em 37 anos e permitirá a implantação da parceria público-privada (PPP) que universalizará o atendimento de esgotamento sanitário na cidade.

Em seu pronunciamento o secretário da SOP destacou que os investimentos na PPP vão gerar desenvolvimento, empregos e melhorias ambientais. 

“Serão recursos privados administrados pelo Estado”, ressaltou o secretário, e elogiou o engajamento dos vereadores e do prefeito na parceria. O diretor-presidente Flávio Ferreira Presser informou que serão aplicados R$ 190 milhões pelo parceiro privado no sistema de esgotos sanitários de Eldorado do Sul e que num prazo de 11 anos, 90% da cidade terá cobertura de esgotos. 

Além disso, ressaltou o dirigente da Corsan, serão gerados 1.700 empregos diretos durante a realização das obras, destacando-se os 10 mil metros de redes coletoras, possibilitando ganhos ambientais e de qualidade de vida. 

“Eldorado vai crescer com a duplicação da ponte e pelo fato de dispor de áreas junto aos rios Guaíba e Jacuí para futura ocupação imobiliária. A infraestrutura de esgoto sanitário permitirá a realização desses investimentos, que, por sua vez, trarão mais recursos para a prefeitura aplicar na cidade”, sinalizou o presidente.

Para o prefeito de Eldorado do Sul, “a PPP é um projeto para o futuro da cidade, por isso teve a adesão de todos os municípios da Região Metropolitana”. Ele também destacou os demais investimentos da Corsan, ao citar as obras de uma nova adutora de água tratada a partir de Guaíba, o abastecimento de água do Parque Eldorado, a partir de Arroio dos Ratos, e o projeto de uma Estação de Tratamento de Água com captação no Rio Jacuí. 

Com a PPP, as obras e operação do sistema de esgotos sanitários serão realizados com recursos privados durante 35 anos, com investimento na ordem de R$ 1,8 bilhão em nove municípios da Região Metropolitana. Presentes à solenidade, autoridades municipais, representantes da comunidade e funcionários da Corsan. (Texto e foto: João Paulo Flores / Ascom / Corsan)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que você o investimento cabe direitinho no seu bolso.

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.