sexta-feira, 18 de maio de 2018

CAMAQUÃ – VACINAÇÃO DE CAVALOS PARA EVITAR MORMO EXIGE MÉDICO COM CADASTRADO NA INSPETORIA VETERINÁRIA ZOOTÉCNICA

O Poder Executivo de Camaquã, em resposta ao Pedido de Informação n° 40/2018 de autoria do Vereador Ronaldo Ulguim, protocolou na Secretaria do Poder Legislativo de Camaquã, o Ofício nº 210 de 2018. 

Através do Pedido de Informação, o Ver. Ronaldinho solicitou informação ao Executivo referente às medidas tomadas em relação à vacinação de cavalos neste Município, uma vez que a Secretaria da Agricultura dispõe de um médico veterinário concursado.

De acordo com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, é incumbência e sempre foi a "Defesa Animal" no município à INSPETORIA VETERINÁRIA ZOOTÉCNICA, que controla e cadastra os Médicos Veterinários, para vacinações e coletas de amostras como a do Mormo. Em caso de surtos excepcionalmente, a IVZ aplica as vacinas ou faz coletas de controle.

Para realizar as vacinações ou coletas de amostras para exames, o veterinário (como pessoa física) necessita cadastrar-se; e, para isto, necessita ser capacitado para tal, ter laboratório credenciado e ter equipamentos especiais para este fim.

Os veterinários concursados da Secretaria da Agricultura e Abastecimento estão lotados no departamento SIM - Serviço de Inspeção Municipal. Esse departamento é responsável pela inspeção de produtos de origem animal nas Agroindústrias do Município, o que exige presença permanente do Veterinário de Inspeção. Este departamento não é responsável por defesa animal, o que é tarefa exclusiva da IVZ/SEAPI.

Temos um SIM em pleno funcionamento e garantindo de forma eficaz a segurança alimentar do Município. Para a atividade de defesa animal, teria que ser contratado outro veterinário cadastrado na IVZ/SEAPI, especifico para esta finalidade. 

A vacinação é exigida quando do transporte do animal, o que ocorre em atividade de rodeios e exposições, subentendendo-se que o participante tenha recursos para este fim. (Por Portal de Camaquã – Foto: Divulgação)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que você o investimento cabe direitinho no seu bolso.

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.