quarta-feira, 30 de maio de 2018

CAMAQUÃ - PROJETO, QUE CRIA A SEMANA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, É APROVADO PELO PODER LEGISLATIVO

Na segunda-feira, dia 28 de maio de 2018, foi aprovado durante a Ordem do Dia da 66ª Sessão Ordinária, da Câmara de Vereadores de Camaquã, o Projeto de Lei Legislativo nº 9, de 19 de abril de 2018, de autoria do Ver. Ilson Meireles. 

O projeto institui a Semana de Combate à Violência contra a Mulher, que será comemorada anualmente no Município de Camaquã, na última semana do mês de novembro, iniciando no dia 25 de novembro e coincidindo com o Dia Mundial de Luta pela não Violência contra a Mulher. 

Segundo o art. 2º do projeto, durante essa semana, poderão ser realizados seminários, palestras, manifestações, etc, com o objetivo de difundir em nossa sociedade camaquense a importância da não violência contra a mulher. 

A matéria segue agora para a sanção e promulgação do Poder Executivo, que deverá publicar em breve a respectiva lei. 

Sobre a violência contra a mulher

Segundo a justificativa apresentada no projeto e de acordo com os dados do Fórum Brasileiro de Segurança, apenas no Brasil, a cada hora, mais de 500 mulheres brasileiras são vítimais de algum tipo de agressão física. 

Os dados divulgados mostram que 22% das brasileiras sofreram ofensa verbal, totalizando só no ano passado cerca de 12 milhões de mulheres. Ademais, 10% das mulheres sofreram ameaça de violência física, 8% sofreram ofensa sexual, 4% receberam ameaça com faca ou arma de fogo, e ainda 3% ou 1,4 milhão de mulheres sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento, 1% levou pelo menos um tiro. 

Além disso, a pesquisa mostrou que, entre as mulheres que sofreram violência, 52% se calaram, apenas 11% procuraram uma delegacia da mulher e 13% preferiram o auxílio da família, onde agressor na maioria das vezes é um conhecido. Em 19% das vezes, eram companheiros atuais das vítimas e, em 16% dos casos, eram ex-companheiros. 

Em Camaquã, 368 mulheres ingressaram com medidas protetivas no ano de 2017, conforme dados do sistema da DPPA de Camaquã, uma média de 1 mulher por dia. (Por Luis Fernando Rodrigues – Foto: Divulgação)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.