quinta-feira, 17 de maio de 2018

CAMAQUÃ - COMISSÃO DE SAÚDE REALIZA PARA BUSCAR ESCLARECIMENTOS REFERENTE AO TÉRMINO DO CONVÊNIO DE ODONTOLOGIA DE PROFISSIONAL HABILITADO

Na tarde de segunda-feira, dia 14 de maio de 2018, a Comissão de Saúde do Poder Legislativo de Camaquã, composta pelos Vereadores Vinícios Araújo - Presidente, Ilson Meireles - Vice, participaram de reunião na Sala das Comissões, a fim de buscar esclarecimentos sobre o cancelamento do convênio de prestação de serviços na área de odontologia, oferecidos pelo Profissional Sr. Reges Tadeu Grandini Kulczynski, por motivos não relatados.

Na reunião, o Dr. Reges teve a oportunidade de se manifestar, expor os motivos que lhe foram assegurados pelo fim da prestação de serviço, o qual prestava este tipo de serviço há mais de 50 anos, ficando inconformado com a forma como foi dispensado, sem aviso prévio, ou desligamento documental, mesmo após ter se reunido com o Sr. Prefeito, e membros da Secretaria Municipal de Saúde por duas vezes, não aceitando as justificativas lhes apresentadas.

Em seguida, a Comissão de Saúde recebeu o Secretario de Saúde, Sr. Luciano Pereira Dias, tendo já protocolado na Secretaria do Poder Legislativo documentos para exposição de sua justificativa. O secretário em seu primeiro momento expôs os fatos, garantindo aos presentes que a decisão foi tomada após uma análise conclusiva do órgão fiscalizador interno do Poder Executivo Municipal.

Um dos apontamentos desse órgão, foi a contratação de serviços terceirizados, com a questão de gastos elevados, sendo que, a Prefeitura Municipal possui um quadro efetivo de profissionais de odontologia no município e por diversas vezes ficam com fichas sobrando em determinadas Unidades Básicas de Saúde – UBS, sem ter a necessidade de terceirizar este tipo de serviço mas sim realizar uma melhor readequação de atendimento e distribuição de fichas, visando o regramento da economicidade.

Constatou-se que estava evidenciado que muitas vezes a Secretaria de Saúde utilizava de forma errada estes profissionais através de Chamamento Público, pois os mesmos utilizavam as dependências da Secretaria e atendimentos médicos ao interior do município, sendo totalmente incorreto, pois, os serviços contratualizados devem ser executados em suas clínicas particulares, pois muitos dos procedimentos o município não tem estrutura para prover através do quadro de profissionais efetivos.

A partir dessa orientação, a Secretaria Municipal de Saúde se comprometeu em tomar as devidas providências e alterações de imediato.

Tão logo, o Poder Executivo Municipal instaurou processo de sindicância para apurar as irregularidades, no cumprimento de carga horária de alguns profissionais da área. Assim que o processo esteja concluso, os ajustes solicitados serão solucionados de imediato, seja suspendendo a contratação destes serviços ou a readequação dos profissionais efetivos para que se possa suprir as devidas demandas.

Os vereadores agradeceram aos presentes que se colocaram à disposição para sanar diversas dúvidas sobre o fato ocorrido, e a oportunidade de poderem tomar conhecimento sobre o trabalho de prestação de serviços de odontologia para a saúde municipal.

Estavam presentes o Ver. Paulinho Bicicletas, suplente desta Comissão, os assessores Diogo Lauffer, Marcelo Pires, Theyllor Araújo e Drª. Ana Irene Silveira. (Matéria: Theyllor Araújo, registro nº 0018316/RS – Assessoria de Bancada MDB Camaquã – Fotos: Luis Fernando Rodrigues)










 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.