sexta-feira, 16 de março de 2018

INFORMATIVO - “A PERSPECTIVA É DE UM ANO SEM RENDA”, AVALIA ZÉ NUNES, COM PREJUÍZOS QUE ULTRAPASSAM R$ 1 BILHÃO NA AGRICULTURA

Os prejuízos com a estiagem na Metade Sul, pautou, mais uma vez, o pronunciamento do deputado estadual Zé Nunes (PT), na tarde da terça-feira, dia 13 de março de 2018. Segundo ele, os prejuízos na agricultura e na pecuária ultrapassam R$ 1 bilhão. “A perspectiva é de um ano sem renda”, lamentou Zé Nunes.

Segundo ele, as iniciativas do governo do Estado até o momento foram bastante tímidas. “Sugiro que os líderes pautem este assunto junto ao governo do Estado. Podemos criar um Grupo de Trabalho, por exemplo, para o acompanhamento. O que não se pode admitir é que tenhamos municípios com mais de um mês de processo homologado e até agora nada tenha sido feito”, criticou.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, até agora, 20 decretos de emergência foram homologados, 17 estão reconhecidos e aguardam publicação no Diário Oficial, e outros 11 estão aguardando homologação. Números preliminares da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) no início da colheita apontam redução de quase 10% nessa safra, por causa da seca.

Zé Nunes pautou este tema na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia, quando trouxe vários prefeitos e vereadores para fazerem seus relatos. Além disso, coordenou comitiva até o governo do Estado para tratar a situação, e está articulando com as prefeituras e lideranças da região, medidas que possam, junto aos governos estadual e federal, e instituições financeiras, amenizar esse grave problema vivido pela população. Além disso, o Senado federal está preparando a realização de uma audiência pública para o próximo dia 24, em São Lourenço do Sul, quando tratará o tema.

Granizo

Além da estiagem, municípios como Canguçu e São Lourenço também sofreram como a chuva de granizo, que trouxe perdas na estrutura das casas e nas lavouras, algumas até com perda total da produção. 

Na ocasião, o deputado Zé Nunes esteve na divisa dos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul, para acompanhar a situação dos agricultores que foram atingidos. “Nosso mandato está atento, e assim que soube do ocorrido, enviou registro fotográfico à Defesa Civil do Estado, e se reuniu com os prefeitos envolvidos”, lembrou. (Assessoria Dep. Zé Nunes)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que você o investimento cabe direitinho no seu bolso.

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.