quinta-feira, 1 de março de 2018

ELDORADO DO SUL E GUAÍBA - GRANIZO ATINGE REGIÃO PRODUTORA DE ARROZ NO RIO GRANDE DO SUL

As equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) de Guaíba e General Câmara, pertencentes à Coordenadoria Regional da Planície Costeira Interna, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), estiveram visitando, na quarta-feira, dia 28 de fevereiro de 2018, localidades atingidas pelo granizo na noite de terça-feira, dia 27. 

O levantamento inicial das áreas afetadas, comunicadas por produtores de Eldorado do Sul e Guaíba, até o momento, deve ser divulgado nesta quinta-feira, dia 1º de março.

“É importante que os produtores que tiveram suas lavouras afetadas pelo granizo entrem em contato com o Irga o mais breve possível, para não perder o prazo estipulado na legislação”, advertiu o coordenador regional da Planície Costeira Interna, engenheiro agrônomo Ricardo Machado Kroeff.

Os produtores devem comunicar em até três dias úteis a queda do granizo, conforme o Decreto nº 51.446/2014, e preencher o formulário disponível no site do Irga. Ou, ainda, dirigir-se ao Nate mais próximo de sua região para preenchimento do formulário manualmente.

“Nesta primeira etapa, é necessário que o produtor tenha o número de inscrição no Irga. Caso não tenha, poderá fazê-lo no Nate, apresentando o talão de produtor rural. O número de inscrição é gerado na hora”, informou o economista Álvaro Escher, da Seção de Política Setorial do Irga.

Após o comunicado, o Irga entrará em contato com o produtor para agendar a visita de vistoria técnica de um engenheiro agrônomo ou de um técnico orizícola para análise dos prejuízos do local e posterior emissão do laudo. A seguir, o produtor deverá efetuar a entrega da documentação no Nate da região correspondente (clique aqui para ver a relação dos núcleos) ou diretamente na sede administrativa do Irga em Porto Alegre.

São os seguintes documentos: formulário do comunicado; laudo da vistoria técnica; mapa da lavoura sinistrada, acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); licença de operação por órgão ambiental, emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) ou órgão ambiental competente; e cópia do contrato da seguradora ou declaração de que não possui seguro.

O prazo final para entrega da documentação é 31 de maio. No ano passado, o Irga indenizou nove produtores por perdas com granizo, totalizando o valor de R$ 828.055,28.

Previsão

A meteorologista e consultora do Irga, Jossana Cera, alerta para a possibilidade de ocorrência de chuvas fortes com vento e queda de granizo em parte da Região Oeste (São Borja e Itaqui) e Centro (Caçapava do Sul, Santa Maria e Rio Grande), entre esta quarta (28) e quinta-feira (1º).

A previsão é de chuva para todo o Rio Grande do Sul e possibilidade de formação de mais núcleos com potencial de temporais, ao longo da tarde. (Texto: Taís Forgearini/Ascom Irga - Edição: Sílvia Lago/Secom)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.