segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

SÃO LOURENÇO DO SUL - REUNIÃO DEBATE SITUAÇÃO DA ESTIAGEM NOS MUNICÍPIOS DA METADE SUL

Diferentes secretarias e órgãos do governo do Estado estiveram reunidos na quinta-feira, dia 22 de fevereiro de 2018, em São Lourenço do Sul, com equipes das prefeituras dos municípios mais atingidos pela estiagem. 

Até o momento, nove prefeituras tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Estado. Os últimos quatro a integrarem a lista foram Canguçu, Cerro Grande do Sul, Arroio do Padre e São Jerônimo. A publicação ocorreu no Diário Oficial da quarta-feira, dia 21 de fevereiro de 2018.

Outros 14 municípios decretaram situação de emergência e ainda estão em processo de finalização da documentação necessária para posterior homologação e reconhecimento dos decretos.

A ação orientou prefeituras sobre a montagem dos planos de trabalho e a importância da inserção precisa dos dados no sistema. Incluiu ainda as estruturas das secretarias de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR); de Obras Públicas, Saneamento e Habitação (SOSH); Banrisul; BRDE e Badesul.

Segundo o coronel Alexandre Martins, chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Estadual, na última vez em que houve estiagem, os municípios estavam sob outra administração. Por isso, a importância da orientação das equipes atuais.

"Nós estamos montando planos de trabalho com ações para minimizar os efeitos da estiagem, com abertura de poços, construção de cisternas e açudes, distribuição de água potável. As prioridades serão avaliadas com os técnicos de cada município", explica Martins.

O governo do Estado já sinalizou a disponibilidade de seis caminhões para o transporte de água, até cinco máquinas para abertura de poços e açudes, e duas máquinas perfuratrizes para abrir poços artesianos.

A atividade foi coordenada pela Casa Militar e pela Casa Civil, com apoio da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul). (Texto: Roberto Witter/Casa Civil - Edição: Gonçalo Valduga/Secom - Foto: Roberto Witter/Casa Civil)

Com decreto de situação de emergência homologado e reconhecido

Cristal
Amaral Ferrador
Hulha Negra
Morro Redondo
Pedras Altas
Canguçu
Cerro Grande do Sul
Arroio do Padre
São Jerônimo

Com situação de emergência decretada

Turuçu
Candiota
Bagé
Cerrito
Piratini
Camaquã
São Lourenço do Sul
Dom Feliciano
Tapes
Chuvisca
Sertão Santana
Herval
Santana da Boa Vista
Pinheiro Machado



0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.