sábado, 10 de fevereiro de 2018

PORTO ALEGRE - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MISSÃO À FEIRA DE HANNOVER 2018 ATÉ O DIA 20 DE FEVEREIRO

O Sebrae/RS apresenta em 2018 uma nova proposta para impulsionar micro e pequenas empresas com perfil industrial. A tradicional Missão Empresarial de visitação à Feira de Hannover, na Alemanha, que vai ocorrer no mês de abril, está com o edital de inscrições disponível até o dia 20 de fevereiro. 

A diferença para anos anteriores está na construção de um projeto que, de fato, tenha repercussão nos pequenos negócios gaúchos. A seleção via edital levará até 10 representantes de empreendimentos ligados aos segmentos metalmecânico, eletroeletrônico, energia, borracha, serviços industriais, empresas de TI e startups. 

De acordo com o técnico da Gerência de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae/RS Fabiano Dallacorte, as empresas que participarem da missão pela seleção do edital serão preparadas antes da viagem por meio de mentorias coletivas. 

“A ideia é colaborar com os empreendedores ou seus executivos para que o conhecimento de conceitos como Indústria 4.0 seja compreendido em níveis técnicos e isso tenha reflexo na melhoria de processos fabris e no aumento do desempenho da produção, conceitos e tecnologias que estarão disponíveis no maior evento mundial de inovação para indústrias”, resume ele. A Indústria 4.0 é um nome para o movimento chamado de quarta geração da indústria em que se explora a integração da tecnologia nas máquinas, buscando melhor desempenho. 

A missão empresarial costuma ter uma agenda de visitações estudada conforme o perfil da comitiva, isto é, buscando o melhor aproveitamento dentro e fora do ambiente da Feira de Hannover. Isso significa que a viagem deve ir além da exploração pela compra de equipamentos ou reconhecimento de novidades.

“Durante a feira, os empresários poderão identificar tendências de tecnologia industrial, de novos modelos de negócios e da integração de processos de forma que possam utilizar esse conhecimento para se tornarem mais avançados, mais eficientes e terem resultados o quanto antes”, reforça Dallacorte. 

O técnico observa, ainda, que não necessariamente é preciso fazer investimentos pesados em compra de máquinas e softwares, como se pensava há alguns anos. “As melhorias em processos de gestão, por exemplo, podem resultar em grandes ganhos e isso se viabiliza aplicando conceitos-base da Indústria 4.0. Em pleno 2018, o conhecimento está ao alcance das pequenas empresas e normalmente não requer investimentos de grande porte, pois a Indústria 4.0 está toda amparada no Lean Manufacturing, que prevê grandes ganhos com pouco investimento”, explica. 

O Lean Manufacturing é uma filosofia da redução de desperdícios e teve suas raízes nas atividades de Taiichi Ohno, na Ford Motor Company, durante o período da 2ª Guerra Mundial. O objetivo é reduzir ao máximo os desperdícios nas sete perdas possíveis no ambiente de produção: perdas por superprodução, por espera, de inventário, de produtos e materiais armazenados em excesso, por transporte, no processamento e por defeito. “Os ensinamentos que o Lean Manufacturing nos trouxe são a base para a melhoria de qualquer sistema produtivo, não importa o porte da empresa”, finaliza Dallacorte. 

Sobre a seleção

Conforme o edital do Sebrae/RS, não há restrições para empresas que tenham integrado missões anteriores ou aquelas que não façam parte de projetos da entidade. O resultado será divulgado após a avaliação da inscrição e a documentação apresentada, bem como a pontuação de cada empreendimento. 

No retorno ao Brasil, além de um relatório geral sobre as atividades, será proposto que cada integrante execute um plano de trabalho para implementar alguma inovação em sua realidade, seja em produto ou processo.

Os pequenos negócios gaúchos selecionados receberão do Sebrae/RS um subsídio de 30% referente ao pacote da viagem e farão parte da comitiva nacional organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS). 

Mais informações poderão ser solicitadas ao Sebrae/RS, pelo e-mail: fabianod@sebraers.com.br. O edital na íntegra pode ser acessado no link https://goo.gl/M2pcwy (Ascom Sebrae)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: