sábado, 10 de fevereiro de 2018

GERAL - REALIZADA EM JANEIRO A 22ª CAMPANHA DE MONITORAMENTO DA ÁGUA NA BR-116

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado (DNIT/RS) realizou em janeiro a 22ª campanha de monitoramento da qualidade da água no trecho das obras de duplicação da BR-116/RS. 

A atividade acontece trimestralmente com o objetivo de acompanhar as condições dos cursos hídricos e identificar eventuais alterações que possam estar relacionadas à implantação do projeto, buscando mitigá-las, caso ocorram. Desenvolvida pela Unidade Local de Pelotas, por meio da equipe da Gestão Ambiental do empreendimento, a ação envolve a coleta e análise de amostras de água de 15 rios e arroios entre Guaíba e Pelotas. 

A partir da amostragem, que é realizada sempre a montante (acima) e a jusante (abaixo) das obras, são analisados 22 parâmetros. Desses, cinco são conferidos ainda in loco com a utilização de equipamentos específicos como o turbidímetro, que verifica a turbidez da água, indicando a quantidade de sólidos em suspensão. 

Já a temperatura, o pH, a condutividade elétrica e o oxigênio dissolvido são identificados com o uso da sonda multiparâmetros. Para os demais aspectos bacteriológicos e físico-químicos, as amostras são enviadas no mesmo dia da coleta a um laboratório. 

Posteriormente os dados são avaliados e relacionados com as informações de precipitação pluviométrica do período da coleta e comparados com os limites de classificação da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 357/05. 

Dos resultados obtidos, a equipe do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água constatou que não foram registradas alterações na campanha atual ao comparar com a série histórica das campanhas anteriores. (Ascom STE S.A.)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: