quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CAMAQUÃ - PROJETO ERA UMA VEZ ENCANTA E ESTIMULA A LEITURA

Contar histórias é descobrir outros lugares, outros tempos, outras maneiras de agir e de ser, é “viajar” sem sair do lugar, esta é a magia da história e do livro. 

O livro nos direciona a termos opiniões próprias, a sermos críticos. E o projeto “Era uma vez...!”, da Biblioteca Pública Municipal Oswaldo Lessa da Rosa, vem ao encontro da necessidade de levar o encantamento e a magia do livro, da leitura e da literatura à comunidade através da arte da contação de histórias.

O projeto “Era uma vez...!”, realizado pela recreacionista da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude, Sandra Garcia dos Santos, teve início no ano de 2006 durante as comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil e continua até hoje em atividade tendo como objetivo geral levar a literatura através da contação de histórias, aos mais variados locais, buscando conscientizar para a importância do livro e da leitura e, ainda, atrair o público para a Biblioteca Pública.

A partir do “Era uma vez...!” é possível incentivar o ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário, estimular o gosto pela leitura, buscando na obra literária oportunidade de prazer e lazer. “Dessa forma, é possível incentivar, nas mais variadas idades, a imaginação através do encantamento das histórias infantis e da convivência com os livros”, explica Sandra.

O projeto vai encantando por onde passa. Através de agendamentos, milhares de pessoas já participaram em escolas de ensino fundamental municipais, estaduais, particulares e escolas de educação infantil, em entidades assistenciais como ABINJUV, AAPECAN, Centro de Recuperação El-Shadai, Casa Lar, APAE, asilos, CRAS, CSU, em participação em eventos do Sesquinho, Senac, Associação dos Artesãos, CTG Camaquã, Comunidade Unida, em realização de oficina sobre contação de histórias e em Feiras de Livros. “O contato direto com a literatura proporciona no ouvir histórias o estímulo no desenhar, no musicar, no sair, no ficar, no pensar, no teatrar, no imaginar, no brincar, no ver o livro, no escrever, no querer ouvir de novo. Afinal tudo pode nascer de uma história”, destaca Sandra.

Para agendar uma visita ligue para a Biblioteca Pública Municipal Oswaldo Lessa da Rosa no (51) 3671-5288 com Sandra.

Neste período, no “Era uma vez...!”, as histórias que já foram contadas são:

- A Mochila da Camila, de Gladis Ferrão Barcellos

- Os Três Lobinhos e o Porco Mau, de Eugene Trivizas

- A Lagartinha Zazá, autor desconhecido

- O Elefante Que Queria Tudo, de Roberto Belli

- A Foca Maroca, história verídica narrada por Helena Beatriz de Campos Corleta

- Os Três Amiguinhos, da Coleção Conte Mais da FERGS

- As Aventuras de Biblos, autor desconhecido

- O Espetáculo das Águas, de Ana Paula Mattos

- O Negrinho do Pastoreio, Barbosa Lessa

- A Bonequinha Preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira (Ascom Prefeitura - Fotos: Arquivo BMOLR)














0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que você o investimento cabe direitinho no seu bolso.

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.