terça-feira, 23 de janeiro de 2018

RIO GRANDE - AUDIÊNCIA ANALISA PROPOSTA DE RECATEGORIZAÇÃO DO BANHADO DO MAÇARICO, NESTA TERÇA, DIA 23 DE JANEIRO

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promove, nesta terça-feira, dia 23 de janeiro de 2018, em Rio Grande, audiência pública para debater a proposta de mudança de categoria da reserva biológica Banhado do Maçarico. 

Organizado com apoio da Associação dos Proprietários e Moradores do Banhado do Maçarico, o encontro acontece às 18h, na Escola Municipal Maria Angélica Villanova Leal Campello (BR-471, km 63), em Rio Grande.

De acordo com a secretária adjunta da Sema, Maria Patrícia Möllmann, o objetivo é informar, coletar opiniões e esclarecer dúvidas. Pela proposta de recategorização, o Banhado do Maçarico deixaria de ser uma reserva biológica e passaria a ser um refúgio de vida silvestre.

Conforme a legislação, uma reserva biológica deve pertencer exclusivamente ao Poder Público. Já os refúgios de vida silvestre podem ser constituídos por áreas particulares. "A recategorização não prejudica a conservação ambiental. Pelo contrário, traz ganhos sociais, pois viabiliza a manutenção da pecuária local, e ambientais, uma vez que esses campos de pastoreio abrigam espécies de pássaros ameaçadas de extinção", destacou.

A unidade de conservação do Banhado do Maçarico tem 6,2 mil hectares e foi constituída em 2014 por meio do Decreto 52.144 para garantir a proteção integral do ecossistema local. Desde 2015, um grupo de trabalho formado pela Sema, pelo Ministério Público e pelos moradores da região construiu a proposta de recategorização da área. (Texto: Maurício Tomedi/Ascom Sema - Edição: Sílvia Lago/Secom)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que você o investimento cabe direitinho no seu bolso.

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.