domingo, 7 de janeiro de 2018

DOM FELICIANO - “A META HOJE É COLHER 2,7 TONELADAS DE UVA”, DIZ DAVID

A colheita de uvas no município, das variedades Concord Clone 30 e Bordô, iniciou cedo este ano, cerca de dez dias antes, comparado ao ano passado. No dia três, à tarde, a função começou cedo da manhã na propriedade de David e Bernadete Stelmaszczyk, que na madrugada carregaram então 2,7 toneladas de uva, a serem transportadas pela Prefeitura para a indústria de sucos em Farroupilha. 

Dom Feliciano tem 22 produtores que, este ano, colherão 40% a menos que o ano passado, devido ao pouco frio e chuvas na época do florescimento da planta. Este ano, a previsão de produção do município ficará em torno de 75 toneladas.

O casal prevê colheita de 20 toneladas que são direcionadas para indústrias e beneficiamento artesanal de suco, vinho, sorvete, cucas e venda da uva diretamente na propriedade. 

Todos estes produtos estarão expostos na IV Festa da Uva de Dom Feliciano, que acontece em 14 de janeiro, a partir das 8h, no Salão Paroquial. A produção do casal começou em 2012 com o plantio de 5 mil pés de uva.

“A Prefeitura nos apoia com o transporte, que é muito importante”, considera David. Para os resultados deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente também distribuiu aos produtores interessados 10 toneladas de composto orgânico – uma carga para cada produtor. 

Este ano, 4 toneladas irão para Agroindústria de Sertão Santana para produção de suco, a ser destinado ao PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

“Estamos trabalhando para que a nossa agroindústria esteja funcionando em 2019, fazendo ajustes na área construída e legalizações necessárias”, diz o secretário de Desenvolvimento Rural, Marco Tyska. 

Ano passado, a produção de sucos na Cooperativa de Sertão rendeu 6 mil litros, boa parte direcionada para alimentação escolar. (Ascom Prefeitura)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: