terça-feira, 9 de janeiro de 2018

DOM FELICIANO - MÃO DE OBRA FAMILIAR GARANTE O ÊXITO DO CULTIVO

A mão de obra familiar é um fator importante no cultivo de uvas na propriedade do agricultor e presidente da COOPACS – Cooperativa Agropecuária Centro-Sul, Alex Gavlinski. Os sogros Geraldo e Carmem e a companheira Patrícia Studzinski pegam junto no trabalho, além do apoio dos vizinhos e pessoas contratadas. 

Para a IV Festa da Uva de Dom Feliciano, que acontece em 14 de janeiro, no Salão Paroquial, a partir das 8h, a ideia é levar 600 kg para comercialização. Ano passado, venderam 500 kg na Festa das 12 toneladas colhidas, e a expectativa para 2018 é de 15.

“Este ano foi melhor, embora muitos tenham sido prejudicados, devido ao clima”, diz Alex. Ele tem no parreiral uvas da variedade concor, bordô, Isabel e cerca de 300 pés de Niágara. A família iniciou em 2009 com 2.250 pés. 

Além da uva, cultivam fumo e arroz cachinho.Para os estabelecimentos comerciais de Camaquã, vai boa parte da produção, além da produção artesanal de suco natural e geleias com venda direta ao consumidor. Também é direcionada parte da produção para indústrias de sucos de Farroupilha. 

“A uva daqui tem excelente qualidade”, diz o secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente, Marco Tyska. 

Desde 27 de dezembro, a Secretaria tem realizado o transporte da produção do município para as indústrias de sucos de Farroupilha. Para lá, já foram 54 toneladas de uvas, e hoje (8/01) segue uma carga com 9 toneladas. (Ascom Prefeitura)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.