sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

BARRA DO RIBEIRO - PROJETO DE LEI QUER DECLARAR MUNICÍPIO COMO “TERRA DA FÁBRICA DE GAITEIROS”

Uma iniciativa apresentada pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul quer declarar o município de Barra do Ribeiro como a Terra da Fábrica de Gaiteiros. 

O projeto de lei 61/2017 está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e já recebeu parecer favorável do relator, deputado Tiago Simon (PMDB).

A proposição é uma forma de valorizar e reconhecer o projeto social Fábrica de Gaiteiros, voltado à educação musical de crianças e jovens de sete a 15 anos, por meio do ensino do acordeão diatônico, conhecido popularmente como gaita de oito baixos. 

A iniciativa, desenvolvida pelo músico Renato Borghetti em parceria com a Celulose Riograndense, tem a sede em Barra do Ribeiro, inaugurada em 2014 às margens do Guaíba.

O processo de confecção dos instrumentos utiliza madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis, valorizando a questão socioambiental. Para o projeto, são produzidas gaitas e ministradas aulas práticas e teóricas para a formação musical dos pequenos gaiteiros. 

Além de Barra do Ribeiro, o Fábrica de Gaiteiros é realizado também em Guaíba, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel e Bagé, com a participação de mais de 200 crianças e adolescentes.

“Iremos buscar a votação do relatório do colega Simon na CCJ assim que o Parlamento retomar as suas atividades. Esta proposição não é apenas um reconhecimento à iniciativa do Fábrica de Gaiteiros, mas também se trata de um incentivo ao turismo de Barra do Ribeiro. Tive a honra de estar presente na inauguração da Fábrica de Gaiteiros e precisamos valorizar em nosso Estado iniciativas como esta”, destacou Sossella. (Ascom Dep. Sossela - Crédito da foto: Wilson Cardoso)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.